13 de fevereiro de 2017

Repactuação com o Projeto Redes deve fortalecer combate ao uso do álcool e outras drogas

IMG_9674

Apoiar pessoas envolvidas com álcool e outras drogas é um dos compromissos prioritários da atual gestão. Na manhã desta segunda-feira (13), a Prefeitura de Arapiraca, através das secretarias municipais de Saúde de Assistência Social, oficializou a repactuação ao Projeto Redes ao longo do ano de 2017.

Na oportunidade, as secretárias Aurélia Fernandes (Saúde) e Amilka Melo (Assistência Social) receberam a interlocutora do Projeto Redes/Senad/Fiocruz), Marcela Lucena e a articuladora local, a psicóloga Emylia Ferreira.

O projeto, do Governo Federal, tem como objetivo trabalhar melhor a articulação de rede intersetorial de base territorial para atenção às pessoas em sofrimento decorrente do uso de entorpecentes, desenvolvendo metodologias de integração entre as políticas públicas do município.

Muitos municípios realizam o trabalho de forma isolada e de forma fragmentada. O Projeto Redes propicia a interação, qualificação e articulação dos trabalhadores e dos serviços, abrindo as portas do cuidado às pessoas que fazem uso problemáticos de drogas”, frisou a interlocutora Marcela Lucena.

Com a repactuação do Município de Arapiraca ao Projeto Redes, haverá a recomposição do comitê gestor, e a retomada do Fórum Intersetorial de cuidados em saúde mental, álcool e outras drogas. a fim de que debatam e avaliem permanentemente as formas de prevenção, promoção e cuidado à saúde, de inclusão e de exercício da cidadania das pessoas com problemas relacionados às drogas.

De acordo com a secretária Aurélia Fernandes, a repactuação ao projeto dará um ganho importante à Arapiraca. “O fortalecimento da intersetorialidade será fundamental para fortalecer os programas públicos voltados ao cuidado com as pessoas”, finalizou.