25 de fevereiro de 2017

Nutricionista dá dicas de boa alimentação para manter o pique durante o Carnaval

comida7

‘Sobreviver’ aos quatro dias de Carnaval associando diversão e uma alimentação saudável é possível sim. Pelo menos é o que garante a nutricionista da Secretaria de Saúde de Arapiraca, Flávia Emilly Araújo da Silva.

Segundo a especialista, durante o período momesco os foliões têm um gasto energético elevado e acima do normal, que exige uma reposição equilibrada para que a festa não termine num leito hospitalar.

Evitar os excessos é o principal segredo para curtir a festa sem maiores problemas. Flávia Araújo alerta que muitos foliões acabam substituindo os líquidos comuns como água mineral e sucos de frutas pelo alto consumo de refrigerantes e bebidas alcoólicas, o que pode causar desidratação.

“Quem for beber nesse Carnaval, primeiramente deve fazer de forma moderada. Em segundo lugar não deve esquecer de, paralelamente, tomar muita água, uma vez que as bebidas alcoólicas, por si só, já causam desidratação”, alertou.

Observar a higiene e a conservação dos alimentos a serem consumidos é outra recomendação da nutricionista. Para ela, o consumo de alimentos fora de casa é algo que deve ser observado com muita atenção, principalmente nas praias, onde a alta temperatura pode alterar a qualidade dos alimentos.

“Além da higiene do estabelecimento, o folião deve observar a forma como o alimento está sendo manipulado e conservado. Os queijos no espeto, por exemplo, devem estar guardados em recipientes térmicos com temperatura baixa, a exemplo dos sanduíches naturais, entre outros. Outro perigo é o consumo de amendoins, alimento que tem toxinas perigosas que podem, inclusive, provocar câncer de fígado”, alertou.

IMG_0580

O excesso de atividade física, associado a baixa ingestão de líquidos, altas temperaturas e o consumo de alimentos duvidosos pode representar um risco à saúde do folião. O maior perigo são as infecções intestinais. Nesses casos é necessário dar uma pausa na folia e buscar reverter a situação consumindo muita água de coco, sucos e cortar o consumo de alimentos gordurosos.

Uma boa opção para ‘recarregar as baterias’ durante o Carnaval é dormir bem e consumir alimentos ricos em carboidratos como cereais, grãos e massas, mas dê preferência aos integrais. Eles ajudarão a manter a energia do corpo. Os energéticos ajudam a manter o fôlego durante a folia, mas podem se tornar uma ameaça à saúde se misturados com álcool.