8 de fevereiro de 2017

Moradores do Bairro Brasiliana recebem orientações sobre como prevenir e combater o Aedes Aegypti

IMG_7602

A aproximação do período chuvoso faz com que a Prefeitura de Arapiraca, através da Secretaria Municipal de Saúde, realize diversas ações nas comunidades, levando informações educativas e orientações sobre como prevenir doenças como Dengue, Zika e Febre Chikungunya. Na tarde desta quarta-feira (8), os trabalhos foram direcionados à comunidade do Bairro Brasiliana.

Além dos moradores, a ação educativa foi acompanhada por técnicos da secretaria e agentes de endemias que atuam naquela área. Uma das agentes levou uma garrafa cheia de água e com várias larvas do mosquito coletadas em residências daquele bairro. Ao público presente, ela explicou todo o processo entre o depósito e eclosão dos ovos, transformação em larva até a formação do mosquito transmissor.

Os agentes de endemias e técnicos da Secretaria de Saúde alertaram sobre os sintomas e perigos das doenças, além de levarem orientações básicas sobre como a população pode se prevenir, tampando depósitos com água e não depositando em terrenos baldios ou no próprio quintal objetos que possam acumular água e se transformarem em focos do mosquito.

IMG_7597

De acordo com a coordenadora da Promoção da Saúde, Fátima Ramalho, cada um pode fazer sua parte e evitar a proliferação da Dengue, Zika e Chikungunya. “Estamos indo até as comunidades levar informações importantes à população, pois cada um de nós podemos fazer a nossa parte para evitar a epidemia dessas doenças”, frisou.

Durante o encontro, alunos do curso técnico de Vigilância em Saúde também realizaram uma intervenção teatral, alertando que o foco do mosquito pode estar dentro de casa. Na peça, os atores demonstraram a importância em depositar o lixo da forma correta, manter compartimentos tampados ou virados de cabeça para baixo, entre outras dicas.

Esse foi a segunda ação realizada nas comunidades. Na semana passada os trabalhos foram concentrados no Bairro Santa Edwiges. A Secretaria Municipal de Saúde também se reuniu com representantes das empresas arapiraquenses cadastradas como promotoras de Saúde, levando orientações aos funcionários.