Liderança e gestão do tempo são temas de workshop para gerentes de unidades de saúde
A capacitação é a primeira de uma série que está sendo organizada pela Secretaria de Saúde de Arapiraca
“O ser líder e o ser chefe”, o tema abre a programação do workshop para líderes, nesta terça-feira (14), no auditório do Centro de Referência Integrado de Arapiraca (CRIA). O evento, promovido pela Secretaria de Saúde de Arapiraca, foi destinado aos gerentes das unidades de saúde e dos serviços especializados do município.
A superintendente da Gestão do Trabalho e Educação Permanente, Aruska Magalhães, explica que esta foi a primeira de uma série de capacitações que serão ofertadas para os servidores municipais. Ela conta que o evento reuniu 60 gerentes.
“Neste primeiro momento abordados os temas liderança e gerenciamento do tempo no processo de administração do processo de trabalho. E já estamos organizando uma calendário com mais temas que julgamos importantes no processo de valorização e capacitação dos servidores”, comentou Aruska Magalhães.
O workshop visa capacitar os participantes para adotarem técnicas e estratégias de atuação como líderes, buscando o melhor desempenho das atividades nas suas equipes, em favor dos resultados desejados, que é melhor servir à comunidade que procura o atendimento nos serviços de saúde do município.
A programação seguiu durante todo o dia e distribuída por temas. No primeiro horário, o médico Jean Rafael Rodrigues abordou a temática “O ser líder e o ser chefe”. No segundo horário, “Gerenciamento do tempo”, tema conduzido pelo médico Gustavo Freire.
Com dinâmicas direcionadas ao autoconhecimento, o médico Jean Rafael estimulou nos participantes o reconhecimento do potencial de cada um, a fim de melhor desenvolver as suas competências para liderar suas equipes.
Segundo Jean Rafael, ocupar um cargo não é suficiente para tornar uma pessoa líder, somente o seu comportamento irá determinar essa posição. “A liderança pode ser desenvolvida, treinada para trabalhar as capacidades que são essenciais nessa prática. Por isso a importância de estudar o tema. Um líder, ao contrário de um chefe, motiva, inspira, executa e avalia”, explicou.
Para Luciana Rúbia, médica e gerente da Unidade Básica de Saúde Senador Teotônio Vilela, localizada no bairro do mesmo nome, o evento é uma oportunidade de aprendizado e do desenvolvimentos da capacidade de liderar. Ela ainda observa que entre os atuais gestores, há os que já trabalharam em cargos de lideranças e outros novos.
“É importante que cada um tenha a percepção da sua capacidade de liderar. O evento vem justamente para que possamos identificar nosso perfil e atuação. E com isso, avaliar o que podemos melhorar para conduzir e engajar nossas equipes de trabalho com o objetivo comum, que é oferecer um atendimento de qualidade para a população atendida pelo Sistema Único de Saúde (SUS), em Arapiraca”, ressaltou a gerente.