De forma lúdica, Projeto Relix apresenta ações de sustentabilidade em Arapiraca
Conscientizando, interagindo e se divertindo. Foi dessa forma que o Projeto Relix, do Serviço Social da Indústria (Sesi), apresentou ao público arapiraquense que esteve presente na Escola Municipal Pontes de Miranda, nessa quarta (15) e quinta-feira (16), com ações de sustentabilidade voltadas ao processo de sensibilização com a forma de se tratar o lixo.
A trupe utilizou o termo lixo em latim – lix, significado de cinzas – para apresentar cinco vertentes aos que estiveram presentes nesta manhã. Recusar, Repensar, Reciclar, Reduzir e Reutilizar transformaram-se em ações de cada herói do espetáculo e, cada um deles, trouxe a tona uma maneira de prender o público e apresentar os benefícios de se fazer coleta seletiva, compostagem – utilização de material orgânico como adubo -, e separação do lixo domiciliar para a erradicação dos lixões.
Rita, Raul, Renato, Rafael e Raí formam o quinteto de R’s que lutam em defesa do planeta terra contra as garras do Dragão do Lixão, o Gigantelix. Eles contam ainda com o apoio do Roberto Catalix como um dos grandes incentivadores da causa.
Dentre as demais personagens, as marionetes Ronaldo Recolix, Rodolfo Bagunçalix , Rubens Sujalix e Rosinha Egoistalix fizeram parte da trama que prendeu a atenção das crianças da Creche Municipal Pontes de Miranda e dos membros da Associação dos Catadores de Resíduos Sólidos de Arapiraca (Ascara).
Após a apresentação do espetáculo, as crianças e membros da Associação dos Catadores, assim como os demais presentes na ocasião, receberam uma cartilha do Projeto Relix, totalmente ilustrada, com dicas e informações de sustentabilidade.
A vice-prefeita Fabiana Pessoa compareceu ao evento acompanhada da secretária Municipal de Serviços Públicos, Vanessa Rousse, da superintendente de Meio Ambiente, Priscila Moura, e de membros da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente.
Autor: William Rocha