20 de fevereiro de 2017

Dados recentes da OMS sobre câncer é discutido em encontro que reúne profissionais da saúde de Arapiraca

O evento é uma parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde e o hospital Afra Barbosa

IMG_0156

Em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde,  a Casa de Saúde e Maternidade Afra Barbosa promoveu, na manhã desta segunda-feira (20), no auditório de Centro de referência Integrado de Arapiraca (CRIA), o I Encontro de atualização sobre  câncer uterino e de mama.

O evento  reuniu médicos, enfermeiros, diretores das unidades básicas de saúde do município e equipe multidisciplinar do hospital, com o objetivo de conscientizar sobre a importância  no rastreamento do câncer nas mulheres de Arapiraca, realizado no  serviço de atenção básica.

A Secretaria Municipal de Saúde esteve representada pela coordenadora Saúde da Mulher, Maria Luiza Bezerra. Também estiveram presentes Marcelo Melo, diretor do Hospital Afra Barbosa, Renata Magna, coordenadora de Enfermagem, Ana Cláudia  de Oliveira, Oncologista Clínica e Afra Maria, Ginecologista. As duas médicas conduziram o evento com apresentação de importantes dados para a prevenção,  correto diagnóstico  e tratamento do câncer.

A médica Ana Cláudia explicou que a  ideia para a realização do evento nasceu após observar  a divulgação  de um  relatório da  Organização Mundial de Saúde (OMS) e publicado no início deste mês. Nele, são apontados dados  sobre a incidência dos casos de câncer no mundo.

No Brasil, o câncer é a segunda causa de morte, superado apenas  por doenças cardiovasculares.  O número de mortes  por conta de câncer aumentou 31% desde 2000 e chegou a 223,4 mil pessoas por ano no final de 2015.

Os dados são preocupantes. Ana Cláudia conta que entre os  tumores, o maior responsável pelas mortes é o câncer no sistema respiratório, com 28,4 mil casos em 2015. O câncer de cólon foi o segundo maior responsável por mortes, com 19 mil. Em terceiro lugar vem o tumor de mama, com 18 mil mortes em 2015 no Brasil.

De acordo com a oncologista, os dados fornecidos pela OMS, indicam que o número de mortes está ligada ao fato de a população estar ficando mais velha, uma mudança nos estilos de vida, sedentarismo, dietas pouco saudáveis e poluição. Ela explica que o evento  também  visa conscientizar os profissionais da saúde para a importância do trabalho de rastreamento  do problema.

“Os dados apresentados no relatório me fazem questionar sobre qual é a melhor forma de abordar o assunto e trabalhar com foco  na redução desses índices. Hoje a população tem um melhor acesso à  informação. Mesmo assim, a prevenção, o acompanhamento médico e o tratamento ainda parecem distantes da realidade de parte da população”, ressaltou a oncologista.

Para Afra Barbosa, é de extrema importância a parceria das unidades de saúde e dos centros  médicos na construção de documentação detalhada dos procedimentos. Com isso, cria-se um intercâmbio capaz de melhor auxiliar na conduta, tornando mais  eficaz o tratamento da doença.

“Todos aqui somos responsáveis pela triagem correta dos pacientes. Devemos  pensar estratégias para melhor capacitar os profissionais da saúde para  diagnosticar o tumor. Além disso, para garantir que  o paciente seja orientado e realize todos os procedimentos e condutas necessárias.  Quando falamos de câncer, o diagnóstico precoce e a ação focada são responsáveis pela cura de muitos casos. Sendo assim, devemos estimular a descoberta da doença em estágio inicial e, assim, propiciar uma melhor qualidade de vida”, ressaltou Afra Maria.

Autor: Ana Cavalcante