10 de fevereiro de 2017

Ação solidária promove dia de folia na Casa dos Velhinhos de Arapiraca

01 destaque

Uma ação solidária da Prefeitura de Arapiraca, em parceria com as secretarias de Saúde e Cultura, levou alegria, música e afeto aos moradores da Associação de Assistência São Vicente de Paulo, a “Casa dos Velhinhos”, na manhã desta sexta (10).

Antecedendo a festa do “Folia de rua”, prévia carnavalesca, que acontece neste sábado (11) no município, um grupo de voluntários levou a folia para dentro da “Casa dos Velhinhos”. Os 47 moradores, que já não podem mais acompanhar a festa carnavalesca na rua, reviveram momentos de alegria, ao som de uma orquestra de frevo.

Durante a apresentação da orquestra, todos caíram na folia. Mesmo os com dificuldades de locomoção foram conduzidos para o meio da festa em suas cadeiras de rodas. Sem força nas pernas, mas com as mãos elevadas no compasso das músicas, sorriso no rosto e alegria no coração.

5

Vaidosa, assim é chamada dona Maria Augusta da Silva, 78 anos, viúva, natural de Pernambuco e moradora da casa há cinco anos. Usando vestido florido, sandálias com pérolas, tiara, pulseiras, e brincos, ela contou que sempre gostou de se arrumar. Mas que hoje é um dia especial, de festa, por isso caprichou ainda mais, não esquecendo do perfume. O seu sorriso declara a alegria em participar da prévia carnavalesca.

Outra moradora feliz em participar da folia é Maria José Noia. A festa tem um sentido especial para ela, que comemora o seu aniversário de 90 anos no dia de hoje. Não faltou animação, a música de parabéns, abraços e muitos beijos. E, por falar em beijos, a aniversariante é conhecida como a “beijoqueira”. Ela não economiza afeto e confessa adorar as visitas.

A “Casa dos velhinhos” fica localizada na Rua Expedicionários Brasileiros, na Baixa Grande. Ela está aberta para visitas nos dias de quinta-feira e domingos, sempre nos horários das 14h30min às 16h30min. Segundo a funcionária Maria de Fátima, o lar precisa de doações e serviços voluntários para manter um atendimento digno. “Além de ajuda financeira, os moradores precisam de carinho. A festa de hoje é um momento especial para eles. Muitos são carentes de afeto”, finalizou.