27 de janeiro de 2017

Saúde Pública é foco de debate durante encontro da 7ª Região de Alagoas

Samuel AlvesO prefeito Rogério Teófilo durante reunião da 7ª Região de Saúde do Estado de Alagoas

O prefeito Rogério Teófilo durante reunião da 7ª Região de Saúde do Estado de Alagoas

Toda a sétima região de Saúde do Estado de Alagoas se reuniu durante esta sexta-feira (27), no auditório do Centro de Referência Integrado de Arapiraca (Cria), para debater os principais problemas, necessidades e demandas dos municípios inclusos no grupo e para a participação de todos em uma oficina de planejamento integrado.

O prefeito Rogério Teófilo, juntamente com a secretária municipal de Saúde (SMS), Aurélia Fernandes, fizeram a recepção dos gestores e técnicos das cidades de Coité do Nóia, Taquarana, Limoeira de Anadia, Craibas, Major Isidoro, Jaramataia, Batalha, Girau do Ponciano, Lagoa da Canoa, Feira Grande, São Sebastião, Campo Grande, Olho D’Água Grande, Traipu, Belo Monte e Jacaré dos Homens e mostraram-se à disposição para um debate franco e aberto sobre a regionalização, regulação do atendimento, problemas e soluções para atendimento Sistema Único de Saúde (SUS) de cada município e da região.

Teófilo exaltou ainda a parceria que está sendo feita entre os governos Municipal e Estadual na gestão da Saúde e para a resolução dos problemas, para a arrecadação de fundos e na busca por melhorias na Saúde Pública de Arapiraca.

“Arapiraca e todos os municípios são parceiros no processo de resgatar a área da Saúde do Estado”, afirmou o gestor da administração pública arapiraquense.

Rosângela Wyszomirska, secretária de Estado de Saúde (Sesau), destacou a posição geográfica de Arapiraca como um dos pontos de maior significância para a 7ª Região de Saúde,

“Esta área é a maior de todas de Alagoas, pois comporta 17 municípios participantes e fica na região central do Estado. Arapiraca está alí no centro, no coração de Alagoas, e é a grande referência para toda esta localidade. Essa é uma região de Saúde de extrema importância e vital para o Estado”, apontou Wyszomirska.

Aurélia indicou, aos gestores e técnicos, a importância de se fazer uma saúde humanizada com atendimento de qualidade para o povo, acreditando no trabalho que pode ser desenvolvido no Sistema Único de Saúde (SUS).

“O primeiro passo para nós que somos gestores municipais é o de acreditar no SUS e na possibilidade dele atender a nossa população e dar qualidade de vida para todos”, destacou a secretária Aurélia Fernandes.

Foram formados ainda grupos de trabalho voltados para a discussão técnica sobre as necessidades e demandas, a situação do que foi trabalhado, durante o ano de 2016, e a proposta dos gestores para 2017 na Atenção Básica, Vigilância em Saúde e nos demais serviços desenvolvidos pelas equipes gestoras das secretarias de Saúde da 7ª Região.

Autor: William Rocha