18 de janeiro de 2017

Prefeitura estuda a implementação de medidas sociais com as famílias do antigo lixão

IMG_3527

A situação das famílias que residem na comunidade Mangabeiras, área onde funcionava o antigo lixão de Arapiraca, foi discutida na tarde desta quarta-feira (18), durante reunião envolvendo representantes das secretarias municipais de Agricultura e Meio Ambiente, Assistência Social e Desenvolvimento Econômico e Turismo.

Recentemente, o Município foi provocado pela Defensoria Pública do Estado de Alagoas, que solicitou um posicionamento sobre as ações assistenciais que vêm sendo implementadas no sentido de garantir os direitos básicos das pessoas que sustentavam suas famílias trabalhando como catadores de lixo.

Durante as discussões, técnicos chegaram à conclusão que a saída do lixão contribuiu para amenizar o problema ambiental daquela área, porém, devido a falta de um estudo mais aprofundado e a aplicação de políticas assistenciais eficientes, acabou contribuindo negativamente para outro problema ainda mais grave: o social.

Diante da situação foi criada, em caráter emergencial, uma comissão no sentido de mapear um diagnóstico da situação para, a partir daí, implementar medidas que possam promover a assistência social e produtiva àquelas famílias.