Parceria entre Prefeitura e BNB deverá fortalecer a agricultura familiar em Arapiraca
O fortalecimento da agricultura familiar em Arapiraca foi discutido nesta quarta-feira (25) durante reunião entre representantes da Prefeitura e do Banco do Nordeste do Brasil (BNB).
Na oportunidade foi analisada a viabilidade para a formalização de um convênio entre o Município e aquela instituição financeira, permitindo assim a ampliação do financiamento agrícola, através do crédito rural assistido e a disponibilização de toda a assistência técnica necessária.
Atualmente a Prefeitura de Arapiraca dispõe de 17 técnicos em seu quadro efetivo, sendo sete agrônomos, sete técnicos agropecuários, dois veterinários e um zootecnista. Uma das propostas colocadas no encontro foi o aumento dos financiamentos aos produtores de abacaxi, mandioca e inhame.
De acordo com o secretário de Agricultura, Júlio Houly, a formalização da parceria com o BNB representará um ganho importante ao setor. “A Prefeitura não medirá esforços no sentido de oficializar o quanto antes esta parceria, uma vez que a ampliação do crédito agrícola reflete diretamente na movimentação do comércio e proporciona melhores condições aos agricultores”, frisou.
Os representantes da Secretaria Municipal de Agricultura ainda expuseram outros pontos importantes, entre eles a intenção de implantar em Arapiraca o financiamento para a cultura irrigada, que deverá favorecer diretamente os produtores de hortaliças do município.
A seca prolongada, que vem castigando famílias em toda zona rural, é outro assunto que vem causando preocupação. Diante dessa situação, a Secretaria sugeriu a necessidade dos produtores serem beneficiados com o seguro agrícola conhecido como Proagro. Nele o produtor tem o direito de ser ressarcido caso sejam comprovados prejuízos na lavoura por conta da estiagem.
A lei 13.340 também foi citada na reunião. Ela beneficia produtores rurais inadimplentes, cuja operação de crédito tenha sido concretizada até o ano de 2006. Em Arapiraca foi constatado que mais de 900 agricultores estão em débito, e que agora poderão obter descontos de até 95% na multa e juros. Essas pessoas já podem procurar o BNB para negociar suas pendências.