Compra emergencial da merenda escolar é pauta da Secretaria de Educação
Secretária aguarda levantamento das escolas para realizar a compra emergencial da merenda
A secretária municipal de Educação, Mônica Leônia Pessoa, inicia a semana de trabalho com algumas importantes pautas, entre elas, a compra emergencial da merenda escolar para o início do ano letivo. Atualmente, o município atende a 26 creches e 59 escolas. Algumas ainda concluindo o ano letivo de 2016, enquanto outras, já iniciando o período de matrículas para este ano.
Segundo a secretária, a compra emergencial da merenda escolar visa atender a demanda das escolas, que somente podem iniciar as aulas após abastecimento dos alimentos. “Solicitamos um relatório aos diretores das escolas do município, para podermos acompanhar a real situação de abastecimento de alimentos em cada unidade, a fim de agilizar o início das atividades escolares”, explicou Mônica Leônia Pessoa.
Além da compra emergencial da merenda escolar, a secretária de educação e a sua equipe, a pedido do prefeito Rogério Teófilo, já estuda a implantação do processo de escolarização da merenda escolar no município. Dessa forma, a compra dos alimentos passa a ser descentralizada, sob responsabilidade de cada escola, que receberá uma verba para esta finalidade.
De acordo com a secretária, atualmente Arapiraca realiza a compra da merenda escolar por meio da licitação de produtos. A mudança tem o objetivo de atender melhor as unidades, respeitando as necessidades de cada uma, com qualidade e tempo hábil.
“No caso da licitação, observamos alguns problemas no fornecimento, a exemplo do atraso na entrega de alimentos, ocasionando a falta de merenda em unidades escolares. O assunto é preocupante, por isso estamos estudando com os diretores das unidades e os conselheiros escolares o procedimento para a descentralização da merenda escolar, seguindo a Lei de Responsabilidade Fiscal do Município”, completou Mônica Leônia Pessoa.
Entre as pautas a serem discutidas durante a semana pela Secretaria Municipal de Educação estão a melhoria do transporte escolar e o início das aulas do ano letivo 2017. Todas as ações devem ser iniciadas mediante levantamento que vem sendo entregue pelas escolas e creches.
Autor: Ana Cavalcante