Cenário da Saúde em Arapiraca é debatido durante encontro na Sesau
A Saúde é um direito fundamental de todo cidadão. E todo município tem que prover meios que contribuam para o bem-estar de cada um, quer seja através do fornecimento de medicamentos ou de consultas médicas e exames laboratoriais, por exemplo.
Em visita, a Secretaria de Estado de Saúde (Sesau), na última segunda-feira (16), na capital alagoana, a gestora da pasta arapiraquense, Aurélia Fernandes, se reuniu com o coordenador do Controle e Avaliação de Alagoas, Dnart Hermogenes, para debater e caracterizar a situação da saúde no cenário da segunda maior cidade do estado.
Ela esteve acompanhada dos superintendentes de Gestão e Recursos Humanos, Geraldo Ferro e Aruska Magalhães, respectivamente, e a reunião serviu para que eles pudessem se situar e ver as possibilidades para o aumento de incrementos e receitas para o município.
“Pudemos caracterizar a nossa realidade quanto aos hospitais, aos prós-especialidades e os convênios”, declarou.
Aurélia considerou positiva a primeira perspectiva da Secretaria Municipal de Saúde, tendo todos esses encontros e conversas, tanto com a Sesau, quanto com a Defensoria Pública e o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems/AL), como uma forma de acesso das melhorias aos serviços a serem prestados a favor da comunidade.
“A perspectiva é muito boa. Essa primeira é a de que a gente possa comprar esses medicamentos, através da própria Defensoria Pública, e consigamos aumentar a oferta de serviços para a comunidade. Que esse acesso ao Sistema Único de Saúde [SUS], tanto nas Unidades Básicas de Saúde [UBS] como na Atenção Básica, faça com que essa pessoa chegue ao hospital e consiga essa internação com maior facilidade. Todos esses encontros e conversas têm sido para facilitar o acesso da população a esses serviços”, finalizou a secretária.
Autor: William Rocha