16 de dezembro de 2016

Seminário discute novo modelo de referencial curricular para Arapiraca

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Nesta sexta-feira (16), a Escola de Tempo Integral Zélia Barbosa Rocha, no bairro Nova Esperança, foi palco do “II Seminário da Pedagogia Histórico-Crítica: Possibilidades Para Uma Práxis Educativa Superadora”.

O evento foi realizado pelo Departamento de Gestão Pedagógica e Políticas Educacionais, da Secretaria Municipal de Educação (SME),.

O objetivo foi promover a ampliação das referências acerca dos pressupostos pedagógicos, epistemológicos, filosóficos e psicológicos da Pedagogia Histórico-Crítica (PHC) e suas contribuições para a reelaboração do referencial curricular de Arapiraca, proporcionando discussões envolvendo profissionais da educação sobre os desafios dessa construção.

Segundo a secretária Gorete Queiroz, a problematização sobre a construção deste referencial teve início ainda em 2014, com a realização de reuniões, formações e análises documentais, tendo continuidade no ano passado, com a formação de grupos de estudos, formação de professores e leitura de documentos e textos-base para fundamentar e justificar a proposta pedagógica a ser definida.

“Este ano, foram desenvolvidas ações mais específicas com a finalidade de reformular o referencial curricular da nossa Rede Municipal de Ensino, indo de encontro às especificidades das etapas e modalidades da Educação Básica”, diz ela.

A mesa de abertura foi composta, além da presença de Gorete Queiroz, pela diretora do departamento de Gestão Pedagógica e Políticas Educacionais, Lucicleide da Silva; representantes da coordenação de Documentos e Formação, Deysianne França e Nilda Pacheco; representante dos formadores da Rede Municipal de Ensino, Rubens Pessoa; representante da Educação Infantil, Gilvaneide Amorim; representante das supervisoras da Rede Municipal, Genaura Araújo; representante dos coordenadores da Rede Municipal, Débora Tenório; e representante dos diretores da Rede Municipal, Shirley Matias.

Ao final, houve a palestra “As Experiências na Implantação da Pedagogia Histórico-Crítica Como Terapia Educacional: Possibilidades Para a Formação Humanizada” com todos os presentes. O evento ainda contou com uma apresentação cultural de alunos arapiraquenses.

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