29 de dezembro de 2016

Biblioteca Municipal cria espaço aberto de conhecimento para o povo

biblio

O universo da leitura é muito vasto. E um pedacinho dele pode ser desbravado na Biblioteca Municipal Professor Pedro de França Reis, situada nas instalações da Casa da Cultura, na Praça Luiz Pereira Lima, bairro do Centro.

No local, há milhares de títulos de obras desde autores como Hermann Hesse a poetas populares da nossa literatura de cordel– uma infinidade de temas, escondidos em livros, revistas e jornais antigos, esperando apenas para ser folheada pelo público arapiraquense.

Para fazer isso, basta comparecer no local em horário comercial. A Biblioteca Municipal conta com um espaço estruturado, propício para atender estudantes e interessados em geral. Há ainda pisos táteis para que pessoas com necessidades especiais possam se guiar melhor.

Lá, logo na entrada, existe uma sala específica para a execução de audiobooks e a leitura de livros em braile. Na outra ponta, está o Espaço Multimídia Paulo Lourenço da Silva, com vinis raros, e a presença do próprio Paulo, figura quase que folclórica da cultura de Arapiraca.

Além de poder ler quaisquer livros na localidade, há também a possibilidade de levá-los para casa. Segundo a coordenação, é preciso apenas apresentar RG, CPF e comprovante de residência para o cadastro. Assim, o indivíduo pode ficar com dois livros por até 15 dias.

Tô na Rede

Com efeito, toda esta dinâmica fez a Biblioteca Municipal Professor Pedro de França Reis, juntamente às nossas Arapiraquinhas – que ficam nas praças da cidade –, ser selecionada a participar de projeto-piloto da Fundação Bill e Melinda Gates, já que Arapiraca possui o Sistema Municipal de Bibliotecas Públicas.

Implantando o projeto federal “Tô na Rede”, a ideia é que as bibliotecas trabalhem mais com uma metodologia participativa, mais perto da comunidade e sua demanda, a focar na tecnologia da informação e comunicação. Para isto, também haverá a implementação do programa Alexandria, de informatização e cadastro de todos.

Casa de todos

A Casa da Cultura, inaugurada no dia 20 de agosto de 1998, presta um serviço à comunidade com teor de preservação e reverência à história.

Com acervo literário dos artistas de Arapiraca, réplicas de atavios utilizados na cultura fumageira e fotografias do ciclo do fumo, além de cópias de objetos da nossa Cultura Popular Tradicional, o espaço abriga ainda a Biblioteca Municipal, que existe desde 1959 e transferiu-se para lá quando da inauguração da Casa da Cultura.

O local, que se encontra na Rua Esperidião Rodrigues, na Praça Luiz Pereira Lima, é voltado também para exposições de artes e feiras de pesquisas.