5 de novembro de 2016

Gestão de Célia é referência no fortalecimento da rede de proteção social

casas

Os cuidados com as pessoas, sobretudo na adoção de políticas públicas voltadas para as famílias de baixa renda, tem sido a marca da gestão da prefeita Célia Rocha nesses últimos quatro anos.

Todas as ações, programas e projetos tiveram como foco principal o fortalecimento da rede de proteção social e o registro de importantes resultados e conquistas.

O trabalho iniciado pelo ex-secretário Daniel Rocha e continuado pela atual secretária Anadja Almeida mostra o compromisso da administração municipal com a melhoria constante da qualidade de vida da população de Arapiraca.

O Centro de Referência em Assistência Social (CREAS) Municipal ganhou sede própria, oferecendo atendimento em espaço humanizado e com garantia de segurança para os usuários

A implantação do Centro de Atendimento à População de Rua – Centro Pop, vem promovendo dignidade e cidadania a pessoas em situação de vulnerabilidade social, por meio da atenção e cuidados especiais.

Profissionais da secretária viabilizam documentos pessoais, retorno à cidade de origem, aconselhamento para resgate de vínculos familiares e comunitários, inserção nos programas Bolsa Família e Minha Casa Minha Vida e acesso ao Sine para viabilizar a oferta de emprego.

Na área da segurança alimentar, a grestão da prefeita Célia Rocha fez várias intervenções para a reestruturação do Restaurante Popular Jerimum, com a entrega de novos equipamentos de cozinha, aparelhos de ar condicionado, cadeiras e mesas, além da reforma das instalações físicas, garantindo assim refeições saudáveis e de qualidade para trabalhadores, comerciárias e a população em geral.

Foram adquiridos equipamentos de informática, modernizando as ações e serviços voltados para reforçar cada vez mais a política municipal de assistência social.

A inauguração do Abrigo Anjo Letícia, garantindo acolhimento para crianças até seis anos de idade, bem como a formalização de convênio com outras instituições, a exemplo do Abrigo Mãe Rainha e Lar São Domingos Sávio, assegurando a ampliação do atendimento a adolescentes a partir de 14 anos.

Outro importante avanço foi à reestruturação da lei que cria o Conselho Tutelar, melhorando salários e a implantação de mais um Conselho Tutelar, inclusive com eleições diretas, e estabelecendo o município em duas grandes regiões de atendimento.

Também pode ser destacada a implantação do projeto Redes, para organizar em parceria com a Secretaria de Saúde o sistema de atendimento aos usuários de crack e outras drogas.

Mais moradias

valedoperucaba1

casas1

Na área da habitação, o governo municipal, por meio da Secretaria de Assistência Social e governo federal, milhares de famílias realizaram o sonho da casa própria, com a construção de três conjuntos residenciais (Nossa Senhora Aparecida, Agreste e Vale do Perucaba), garantindo o acesso à moradia de qualidade para três mil famílias com renda total até R$ 1.600 reais.

A gestão da prefeita Célia Rocha reestruturou toda a parte física da Central do CadÚnico, com o cadastramento de cerca de 25 mil famílias e ofertando espaço adequado para atendimento dos usuários, ampliando a equipe de operadores e assistentes sociais, com a viabilização do contato direto e domiciliar para famílias cadastradas no programa Bolsa Família.

Programas de geração de renda

bolsa

Nesses quatro anos, as ações também foram voltadas para o fortalecimento de programas de geração de emprego e renda. A Implantação de Projeto de Inclusão Produtiva – Fábrica de Vassouras Ecológicas para pessoas que vivem em comunidades e sobrevivem da coleta de resíduos.

De acordo com a secretária municipal de Assistência Social, Anadja Almeida, a descentralização das ações da Central do CadÚnico para os Centros de Referência da Assistência Social encurtaram a distância entre os usuários e os serviços, permitindo a gestão conhecer melhor o perfil dos contemplados com os programas federais.

Ela afirma que a implantação do Centro de Referencia da Assistência Social de Jardim das Paineiras ampliou o atendimento à região do entorno de toda a comunidade.

Anadja Almeida cita também a aprovação do projeto para construção do CRAS do bairro Primavera, que vai atender cerca de 5 mil famílias. Uma obra em fase de conclusão, e já com o início das atividades realizando o cadastramento das famílias dos bairros de primavera, João Paulo II e de comunidades adjacentes.

Ainda de acordo com a secretária, a ampliação das ações do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos estão contribuindo para a melhoria da qualidade de vida dos idosos e estruturando ações voltadas para o atendimento de crianças até seis anos de idade.

Cursos atendem mais de 7 mil jovens

A adoção do Programa Ações Estratégias de Combate ao Trabalho Infantil, articulando toda a Rede de Proteção aos Direitos da Criança e Adolescente, com a oferta do Pronatec/BSM, Pronatec Mulheres Mil e Pronatec Jovem Aprendiz beneficiaram 7.780 pessoas em 83 cursos, com a parceria do Ifal, Ufal, Senac, Senais, Senat, Senar, nos turnos da manhã, tarde e noite.

Na comunidade do Brisa do Lago, a implantação do Fórum de Desenvolvimento Integrado e Sustentável do Território do Residencial Brisa do Lago permitiu a criação de oito empreendimentos produtivos na área de beleza, limpeza e conservação, cultura, meio ambiente, confecções, informática, esporte e lazer, além do Banco Comunitário.

casas

Nesse período, a gestão da prefeita Célia Rocha e da Secretaria Municipal de Assistência Social, foi criado o Conselho Municipal da Juventude, garantindo um espaço democrático de debate, normatização e deliberação acerca das ações voltadas para a juventude.

Foi criado o Conselho dos Direitos da Pessoa com Deficiência, de deliberação colegiada, e instituído para acompanhar e avaliar o desenvolvimento da Política de Inclusão da Pessoa com Deficiência e das outras políticas setoriais.

Anadja Almeida cita ainda a implantação do Setor de Recursos Humanos, otimizando os processos de contratação temporária e outras ações referentes aos recursos humanos; a realização de Processos Seletivos para organização das equipes técnicas de todos os serviços e programas federais; convocação de profissionais oriundos do concurso público e a estruturação do setor de Vigilância Social, realizando monitoramento e vigilância das ações executadas e o alcance dos serviços da Política Municipal de Assistência Social.

chaves

“É bom lembrar que tivemos outros importantes avanços com a aprovação da lei que regulamenta o Sistema Único de Assistência Social, dando legalidade às ações da Política Municipal de Assistência Social e a aprovação da lei que cria os benefícios eventuais no âmbito municipal, regulamentando a viabilização e garantia de mais direitos e ganhos sociais para usuários comprovadamente em situação de vulnerabilidade para oferta de melhor qualidade de vida aos cidadãos e cidadãs de Arapiraca”, acrescentou.