30 de novembro de 2016

Arapiraca é a única no Brasil que continua executando obras de saneamento

Com muito esforço e a garantia de recursos de contrapartida financeira, a Prefeitura de Arapiraca mantém em execução as etapas das obras do esgotamento sanitário em vários pontos da cidade.

Os serviços avançam em três frentes: redes coletoras (ruas e residências), coletor-tronco e a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE).

esgotam

Segundo o secretário de Obras e Viação, engenheiro Valdeir Galindo, a gestão da prefeita Célia Rocha tem dado total apoio para a conclusão das etapas previstas para este ano.

Ele disse que o projeto inicial contempla as localidades que fazem parte da Bacia do Riacho Piauí.

Uma das frentes de serviços é da rede coletora que vai das ruas até o coletor-tronco e depois até a estação elevatória.

Os trabalhos já passaram em vários bairros de Arapiraca, com as obras de instalação da rede de distribuição, coletor-tronco, estação elevatória, recalque e estação de tratamento e do emissário.

No momento, os serviços estão sendo realizados na Rua Delmiro Gouveia (Bairro Teotônio Vilela), Rua São Pedro (Bairro Caititus), Rua Governador Luiz Cavalcante (Bairro Alto do Cruzeiro), Avenida Governador Lamenha Filho (Bairro Jardim Tropical), Rua São João (Bairro Caititus) e Rua Manoel Lúcio Gomes (Bairro Alto do Cruzeiro).

As obras vão beneficiar os 240 mil moradores do município. Os serviços estão avançando com a implantação do coletor-tronco que vai interligar os dutos até a Estação de Tratamento (ETE), também em implantação no Povoado Flexeiras, na zona rural de Arapiraca.

esg

No local tem dois conjuntos com três lagoas de tratamento do esgoto, no modelo do sistema australiano, que é uma das soluções técnicas mais econômicas quando se dispõe de grandes áreas. Na primeira lagoa ocorre a retenção e a digestão anaeróbica, num conjunto de processos em que os microorganismos degradam a matéria orgânica, onde se atribui às algas a função da produção e a introdução da maior parte do oxigênio consumido pelas bactérias, ocorrendo a degradação dos contaminantes solúveis.

Nesse processo, a água sai mais de 98% tratada e será devolvida à Bacia do Piauí.

Ainda de acordo com o secretário de Obras e Viação, engenheiro Valdeir Galindo, as obras do coletor- tronco saem dos fundos da Eletrobrás, passa pelo Parque Ceci Cunha, cortando a Rua 15 de Novembro pelo Posto Confiança, passando pela Rua São Roque margeando o Riacho Piauí até a Estação de Tratamento que está sendo montada no Povoado Flexeiras, na zona rural de Arapiraca.

A Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) tem uma tecnologia diferenciada com a significativa redução do fósforo e do nitrogênio contidos no esgoto, possibilitando que o efluente seja devolvido à natureza mais límpido e livre dos elementos causadores da poluição.

Até a presente etapa já são 90 quilômetros de rede coletora em toda a cidade. A estação de tratamento está 99% de suas etapas concluídas.

Agora, com a finalização das obras da estação elevatória, que será utilizada para bombear todo o esgoto para as lagoas de tratamento, a previsão é de que essa fase dos serviços do esgotamento sanitário de Arapiraca (Bacia do Piauí) seja concluída neste mês de dezembro, para, em seguida, ser iniciada a fase que interliga a Bacia do Perucaba.

O esgotamento sanitário seguirá por seus dutos subterrâneos, evitando o contato com o cotidiano das pessoas e contribuirá para melhorar as condições de vida para uma cidade mais limpa e agradável para viver.