24 de novembro de 2016

Álcool e outras drogas é tema central de fórum intersetorial implantado em Arapiraca

IMG_4387

Com a finalidade de intersetorializar os serviços, o Comitê Gestor de Enfrentamento ao Crack e Outras Drogas, em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), realizou nesta quinta-feira (24) o II Fórum Intersetorial em Atenção às Pessoas que Fazem Uso de Álcool e Outras Drogas, no auditório do Centro de Referência Integrado de Arapiraca (Cria), bairro Santa Edwiges.

A implantação do fórum deu-se pela necessidade de articular os serviços de combate ao abuso de álcool e outras drogas, como maneira de obter resultados ainda mais satisfatórios e eficazes.

Concomitante a isso, o Projeto Redes/Senad/MJ/Fiocruz, que realiza em Arapiraca uma articulação intersetorial de políticas sobre o tema, por meio do Comitê Gestor implantado no município, como também pela SME e pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), vem realizando capacitações e seminários com os profissionais.

Este segundo momento de formação do fórum mobilizou também os usuários dos serviços para participarem da roda de diálogo, além de profissionais dos Centros de Referência da Assistência Social (Cras), dos Centros Especializados de Assistência Social (Creas), dos Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPSAD), do CAPS Nise da Silveira, CAPS tipo II para pessoas que têm transtorno mental; do Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop), da Secretaria Municipal de Educação (SME), da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres, representantes dos Conselhos Tutelares, do Arapiraca Garante a Primeira Infância (Agapi) e demais equipes que lidam direta ou indiretamente com a questão do álcool e drogas.

15239197_1140550979355785_316493765_n

“É importante ter os profissionais articulando juntos qual é o melhor caminho para lidar com esse problema das drogas e do álcool, mas também é importante ouvir os usuários e saber quais são suas reais necessidades, que direcionamentos eles esperam e querem que sejam dados em relação a essa temática”, afirmou a coordenadora do Comitê Gestor e também de Saúde Mental de Arapiraca, Clédja Almeida. E concluiu:

“A Educação faz muito, a Assistência faz muito, enfim, todos os segmentos aqui presentes fazem muito. Mas a partir da união dessas forças, da intersetorialidade delas, a gente vai conseguir avançar ainda mais”.

IMG_4403

O evento contou com a palestra da psicóloga e mestranda em Saúde Mental pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Riva Karla Vieira, coordenadora de Saúde Mental e Álcool de Limoreiro de Anadia.

A periodicidade dos encontros, abertos para todos sejam eles estudantes de Saúde e Assistência Social, profissionais da área ou usuários de drogas, será definida entre seus participantes.

“Fortalecendo o Controle Social”

Nesta quarta (23), também no Cria, houve uma oficina de capacitação “Fortalecendo o Controle Social”, realizado no auditório do Cria, através do Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas e do Projeto Redes/Fiocruz.

A discussão teve a presença de especialistas, terapeutas, assistentes sociais, psicólogos e religiosos, onde se falou a respeito da rede de proteção que deve estar sempre unificada para o atendimento a pessoas que se envolvam com substância psicoativas.