27 de outubro de 2016

Referência em desburocratização, Arapiraca recebe comitiva do Pará

para

Os serviços ofertados ao público têm que ter presteza, rapidez. No entanto, isso cai por terra com a burocracia em vários setores da Administração Pública.

Referência em justamente desburocratizar suas demandas, a Prefeitura de Arapiraca recebeu nesta quarta-feira (26) a visita de uma comitiva formada por estudiosos e técnicos de três Prefeituras do estado do Pará: Belém, Ananindeua e Marituba.

Além deles, estiveram na cidade também representantes da Junta Comercial do Estado do Pará (Jucepa), Secretaria da Fazenda do Pará, Secretaria de Meio Ambiente do Pará e Vigilância Sanitária do Estado do Pará.

Em Arapiraca, eles conheceram de perto o sistema Facilita Alagoas – ferramenta da web que faz a integração entre os dados cadastrais da Receita Federal e os diversos órgãos estaduais e municipais, que participam do processo de abertura, alteração e baixa de empresas; a Rede Nacional Para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim), a qual permite que o cidadão abra ou regularize seu negócio de forma simplificada; e a Casa do Empreendedor, local há tudo o que o arapiraquense precisa saber para formalizar seu negócio, crescer e ajudar a economia do município.

“O grande diferencial aqui, na verdade, não é nem o aparato tecnológico, mas o empenho dos profissionais por trás disso tudo. E nós estamos no começo de implantação desse tipo de linguagem na web, facilitando a retirada de documentos, e vocês já dispõem disso desde 2011. Percebemos que é a equipe, a integração entre secretarias que deu a Arapiraca o 1º no ranking de desenvolvimento e integração da Receita Federal”, diz Aiua Reis Queiroz, gerente de projetos da Jucepa, enfatizando que volta com o know how na bagagem para implantar isso no Pará de forma ainda mais eficaz.

Segundo a secretária Municipal de Indústria, Comércio e Serviços (Semics), Myrka Lúcio, o serviço público tem que ser intermediador e não “uma pedra no sapato”. Assim, também, empresários de fora se interessam e se estabelecem na cidade.

No encontro ocorrido na Sala de Reuniões do Centro Administrativo Antônio Rocha, foram apresentados dados acerca dos passos para a formalização das empresas em Arapiraca e os benefícios que elas podem ter com isso.

para2