26 de outubro de 2016

Frutos maduros: Centro Pop faz 3 anos e já tem retorno da população de rua

centro pop4

Logo à entrada do Centro de Referência Especializado para a População em Situação de Rua, o Centro Pop, podia-se ver um espelho retangular, pendurado do lado esquerdo de quem entra na primeira sala.

Lá, os dizeres: “Você está diante da pessoa que pode resolver seus problemas”. O objeto foi uma doação do seu José Sebastião da Silva, frequentador do Centro Pop. “Me orgulho de ser morador de rua. Não tenho vergonha disso”, diz, em plena festa de 3 anos da instituição, ocorrida nesta quarta-feira (26).

No local, ele lava as suas roupas, toma banho e café da manhã, almoça, lancha, se diverte com os outros moradores e moradoras de rua que vão diariamente para lá e, talvez o mais importante, interage.

Essa sensação de estar vivo, de ser visto, de poder ser tocado e ouvido por outras pessoas é uma das mais urgentes para quem vive em tal situação, longe de fixar residência física.

Na ocasião do evento, ele ganhou o acesso a um cartão do Bolsa Família, estando a partir de hoje cadastrado no programa social.

No aniversário do Centro Pop, estiveram presentes a secretária Municipal de Assistência Social, Anadja Gomes, o ex-secretário de Assistência Social, Daniel Rocha – que, ao lado da prefeita Célia Rocha, inaugurou o espaço –, psicólogos, assistentes sociais, terapeutas ocupacionais, membros do Proteção Social Especial (PSE), representantes de comunidades terapêuticas e, claro, os usuários e as usuárias do local.

centro pop2

Eles e elas aproveitaram para agradecer à direção, em nome da coordenadora Telma Freire, a exemplo da Patrícia Aparecida da Silva, de 23 anos, que escreveu uma carta demonstrando todo o seu carinho pela equipe.

“Aqui, temos a atenção das pessoas, que praticamente são a nossa família. O meu muito obrigada a vocês por estarem cuidando tão bem de mim e de meus companheiros, todo santo dia”, lê.

Isso deixou os presentes emocionados. E o usuário Josenildo da Silva, de 22 anos, também tomou a palavra. “Estou aqui há dois anos, compartilhando momentos e o dia a dia com vocês. Me sinto bastante acolhido. Agradeço em nome de todo mundo ao Centro Pop e à prefeita Célia, por não ter esquecido da gente e por tudo que ela tem feito por nós”, completa.

Para a secretária Anadja Gomes, eles são verdadeiros cidadãos e têm que ser vistos pela sociedade como os seres humanos que são. “Vamos sempre fortalecer, potencializar este trabalho aqui, com ações conjuntas, a fim de melhorar a qualidade de vida dessas pessoas através dos nossos serviços”, garante.

Ao final, houve uma festa com direito a bolo e outras guloseimas, com todos participando do banquete.

O Centro Pop fica na Rua Domingos Correia (defronte ao Pinguim Gelo), bairro São Luiz, sempre de portas abertas.

centro pop0