8 de junho de 2016

Vice-prefeito Yale prestigia homenagens a colunistas sociais arapiraquenses

homenag

Em sessão solene, ocorrida nesta quarta-feira (8), na Câmara Municipal de Maceió, o vice-prefeito de Arapiraca, Yale Fernandes, representando a prefeita Célia Rocha, prestigiou evento em homenagem ao colunismo social e, sobretudo, às dinâmicas e competentes irmãs e colunistas sociais Jacira Leão e Jandira Leão (in memoriam).

A iniciativa foi da vereadora Tereza Nelma, que tem suas raízes em Arapiraca. A colunista social Maria José Palmeira e Jandira Leão, já falecidas, tiveram suas trajetórias no jornalismo revividas por familiares e amigos, na solenidade de entrega da Comenda Colunista Social Cândida Palmeira. Essas mulheres que representam ícones da divulgação dos fatos que movimentaram durante décadas as rodas sociais na capital e no interior de Alagoas. As duas foram agraciadas pelos incentivos às boas ações que destacaram nos jornais alagoanos.

“Eu fico bastante emocionada ao promover estas homenagens. O colunismo social sempre desempenhou papel importante ao longo da história do Brasil, acompanhando os acontecimentos nos círculos sociais que se relacionam com a economia, com a cultura e com a política. Com o passar dos anos, foi ganhando espaço de destaque nas novas mídias, ocupando atualmente sites e canais de TV, sempre com audiência significativa”, afirmou a vereadora Tereza Nelma, que apresentou um panorama do colunismo social brasileiro, desde as primeiras décadas do século passado.

Na sessão solene também foi entregue o Título de Cidadã Honorária de Maceió para a colunista social Jacira Leão, que assina a Coluna by Jéssica.

Natural de Arapiraca, ela está no exercício da profissão há 42 anos. Formada em Letras, atuou durante anos como educadora. Produtora de famosas festas, a exemplo da Feijoada by Jéssica que acontece há 24 anos em Maceió, a homenageada preside a Associação Alagoana de Colunistas Sociais, filiada à Federação Brasileira de Mídia Eletrônica.

“Eu agradeço a sensibilidade da vereadora Tereza Nelma por promover momento tão especial como este para mim e minha família. Quando cheguei em Maceió e comecei a escrever nas colunas, recebi muito apoio das colunistas Maria José Palmeira, que assinava como Lílian Rose, e da minha irmã Jandira Leão, as duas outras homenageadas desta manhã, assim como de Cândida Palmeira. Nunca houve concorrência entre nós, ao contrário, havia muito a troca de incentivos”, disse Jacira, que falou com saudade das colegas de trabalho.

O colunista social Léo Palmeira, filho de Maria José Palmeira, emocionou os convidados ao relembrar do amor que a mãe nutria pela família e pelos amigos. “Minha mãe era apaixonada pelo colunismo social, era rodeada de amigos, tinha um coração enorme”, afirmou. Filha de Jandira Leão, Laís Leão, colunista social em Arapiraca, chorou e sorriu durante seu discurso na tribuna, recordando da popularidade da homenageada em Maceió e na cidade natal. “Ela fazia colunismo por amor, nunca soube ganhar dinheiro com a profissão. Seu prazer era divulgar as boas ações das pessoas”.

Membro da mesa de honra, o deputado estadual Rodrigo Cunha, também nascido em Arapiraca, fez questão de saudar as homenageadas e ressaltar a relevância do colunismo social para o jornalismo contemporâneo.

Ainda na solenidade, a vereadora Tereza Nelma reforçou que o colunismo social merece ser homenageado pela Câmara Municipal de Maceió pela diferença que faz no noticiário. “Os colunistas são pessoas que fazem da sociedade alagoana mais viva, mais humanizada. Este é o relevante papel dos colunistas”, disse ela, que apresentou ainda um vídeo com depoimento dos amigos ressaltando a trajetória das homenageadas.

homenagg2

O vice-prefeito Yale Fernandes, que estava acompanhado de Josivan Vital, chefe de Gabinete do vice-governador de Alagoas e secretário de Estado da Educação, Luciano Barbosa, parabenizou a iniciativa da vereadora Tereza Nelma.

“Uma justa homenagem a essas mulheres que utilizaram a força do jornalismo e do colunismo social para relatar fatos marcantes da nossa sociedade. Como arapiraquense e representando a prefeita Célia Rocha, fico orgulhoso em participar de um evento tão importante que resgata a memória do trabalho dessas mulheres e da história de nossa sociedade”, completou Yale Fernandes.

homenag3