1 de junho de 2016

Semasa retoma atividades da Agenda Ambiental na Administração Pública

IMG_0215

A conscientização é o ato de ter conhecimento sobre algo e a partir daí passar a refletir, julgando o que está certo ou errado em suas atitudes com o objetivo de transformar a si e depois a sociedade.

Pensando nisso, nesta quarta-feira (1), no Centro Administrativo de Arapiraca, foi realizada uma reunião de abertura da Semana do Meio Ambiente, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Saneamento (Semasa).

Representantes, secretários e subscretários municipais estiveram presentes para prestigiar as iniciativas propostas pela retomada da Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P) no município – programa que visa implantar a responsabilidade socioambiental nas ações administrativas e operacionais da administração pública.

“Tivemos uma reunião muito produtiva. É essencial, e um trabalho contínuo, promover a consciência do consumo e do descarte. Retomar a A3P, com a reciclagem do papel que é utilizado pelos servidores, por exemplo, é uma importante ferramenta para a Semasa”, afirmou o secretário da pasta, Ivens Barbosa.

IMG_0221

A Semana, em virtude do Dia Mundial do Meio Ambiente, neste 5 de junho, tem como finalidade despertar os servidores públicos para o modo insustentável de consumo atual e promover atividades que ajudem a repensar as práticas do cotidiano não só em casa, como no trabalho, e minimizar os impactos ambientais.

Na oportunidade, representantes da Semasa distribuíram coletores de papel para reciclagem, que serão postos em cada secretaria. Estes coletores também serão entregues em órgãos externos da prefeitura, tais como: escolas, unidades básicas de saúde, creches e nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras).

O material terá como destino Associação dos Catadores de Resíduos Sólidos de Arapiraca (Ascara) – ação que irá gerar mais emprego e renda para as famílias.

Além disso, um representante de cada secretaria fará uma capacitação com a equipe da Semasa de Educação Ambiental para posterior acompanhamento do uso do papel e também uma avaliação de demanda e hábitos específicos por setor.