9 de junho de 2016

Diabetes Mellitus: seminário é realizado sobre os cuidados com os pacientes desta doença

IMG_6416

A Prefeitura de Arapiraca em parceria com o Governo do Estado, por meio das secretarias de saúde com a Rede de Doenças Crônicas, realizou nesta quinta-feira (9) um seminário sobre a linha de cuidado da Diabetes Mellitus.

O seminário reuniu médicos e enfermeiros das equipes do Programa Saúde da Família (PSF), profissionais do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), além do Serviço de Atenção Domiciliar (SAD), Telessaúde e Ambulatório de Feridas e Pé Diabético de Arapiraca.

Das 8h às 12h30, os profissionais presentes no Centro de Referência Integrado de Arapiraca (Cria) tiveram como foco do debate sobre a assistência prestada aos pacientes dessa doença caracterizada por um aumento anormal do açúcar ou glicose no sangue, distribuídos em subtemas, tais como:

Redes de Atenção à Saúde – Um olhar para a linha de cuidado da Diabetes Mellitus, com a enfermeira Fernanda Santos; Diabetes Mellitus – Do diagnóstico precoce ao tratamento oportuno, com a médica endocrinologista Luciane Game e Abordagem integral ao pé diabético, com o médico cirurgião vascular José Luna Filho.

Segundo o relatório global da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre enfermidade crônica, o número de adultos que sofrem de diabetes quadruplicou desde 1980 e o problema afeta 422 milhões no planeta devido principalmente à obesidade.

A OMS calcula em escala mundial que 422 milhões de adultos sofriam diabetes em 2014, contra 108 milhões em 1980. A doença afeta 8,5% dos adultos, o que significa duas vezes mais que em 1980, devido sobretudo ao aumento dos fatores de risco, como a obesidade e o sobrepeso. Outros fatores são a hipertensão arterial, sedentarismo e presença de doença cardiovascular.