10 de junho de 2016

Campanha contra a violência à mulher vai às escolas de Arapiraca conscientizar alunos

1456744308mulherbraaoquebrado

Enquanto você está lendo esta matéria uma mulher está sofrendo qualquer tipo de violência. Os números são cada vez mais alarmantes. A violência sexual, moral, psicológica afeta mulheres de todas as camadas sociais. O caminho mais curto para conscientizar sobre esta situação é a educação.

A cultura dessa agressão, seja ela do estupro ou de xingamento e desprezo deve ser combatida de qualquer forma. Aqui em Arapiraca, a prefeitura da cidade por meio da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres (SMPM) tem levado para a sociedade desde março deste ano a campanha “Mais que flores, toda mulher merece Respeito!”.

IMG_5239

Para difundir ainda mais o respeito pela mulher a secretária da Mulher, Hyseth de Fátima Santos, a subsecretária Betty Jane e toda a equipe da secretaria estão empenhadas em palestras conscientizadoras nas escolas particulares de Arapiraca. Na manhã desta sexta-feira (10) o tema será debatido com os alunos da Escola de Ensino Fundamental Sagrada Família, no bairro Ouro Preto, a partir das 11 horas.

“A educação é o caminho mais próximo e curto para que possamos conscientizar no presente os alunos de que a mulher tem a sua importância, o seu valor e não pode ser tratada com desrespeito, desprezo e desmerecimento. Assim poderemos formar uma sociedade pela igualdade de gênero, isto é, com direitos iguais para homens e mulheres”, destacou Hyseth de Fátima.

De acordo com a secretária de Políticas para as Mulheres, a campanha já percorreu nove escolas particulares e a receptividade tem sido diagnosticada pela equipe da secretaria como surpreendente, reveladora e o caminho certo para combater a violência contra a mulher.

Para a subsecretária da Mulher, Betty Jane, a campanha está despertando o preconceito que existe nos jovens do sexo masculino, uma vez que muitos deles agem de forma pejorativa a respeito da mulher sem pensar que está agredindo-a.

“Quando passamos para eles os tipos de agressões sofridas pelas mulheres é que eles despertam para a realidade e para os atos que, inconscientemente, eles estão praticando no dia a dia sem perceber”, relatou Betty Jane.

A respeito da cultura do estupro, a SMPM se antecipou ao fato ocorrido no Rio de Janeiro e que ganhou repercussão internacional.

Frase involuntariamente agressiva

moto

Em uma das escolas por onde a campanha “Mais que flores, toda mulher merece Respeito!” passou a equipe da SMPM se surpreendeu com uma frase plotada em uma moto cinquentinha de um aluno: “Tudo puta. Só levo de trepar”. Ele estava na plateia ouvindo a palestra e quando a equipe mencionou a violência da frase ele ficou envergonhado e revelou a inocência que o conduzia a tal prática.

“Foi uma situação inusitada e que nos chamou a atenção e falamos que ele poderia conduzir na moto a própria mãe, uma amiga, ou até mesmo a namorada”, afirmou Hyseth de Fátima.

A programação nas escolas particulares se estenderá até o mês de julho e, posteriormente, o calendário vai incluir as escolas das redes estadual e municipal.

Nas palestras a equipe da SMPM também divulga a existência do Centro de Referência e Atendimento à Mulher em Situação de Violência (CRAMSV), que atua em Arapiraca desde setembro de 2012. Desse período até os dias de hoje já foram realizados mais de 2.500 atendimentos social, jurídico e psicológico às mulheres.

Veja a programação das próximas escolas que irão receber a campanha em foram de palestra e os endereços da Secretaria da Mulher e do Centro de Referência.

Dia 14/06 – Colégio Êxito, bairro Eldorado, às 8h;
Dia 15/06 – Colégio Domingos Rodrigues, bairro Centro, às 10h;
Dia 16/06 – Colégio Santa Afra, bairro Ouro Preto, às 8h.

#CampanhaMerecoRespeito

Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres (SMPM).
Rua São José, nº 95, bairro Alto do Cruzeiro.
E-mail: smpmarapiraca@gmail.com
Telefone: 98106-5327.

Centro de Referência e Atendimento à Mulher em Situação de Violência (CRAMSV).
Rua Padre Jefferson de Carvalho, nº 198, bairro Alto do Cruzeiro.
E-mail: cramsvarapiraca@gmail.com
Telefone: 3521-5211 e 98106-5064.