18 de maio de 2016

Violações de direitos da criança e do adolescente é tema de seminário do Creas

IMG_3337

Em virtude do emblemático 18 de maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, o Centro de Referência Especializado da Assistência Social (Creas) realiza nesta quarta-feira (18), das 8h às 14h, um seminário sobre a temática no auditório do Planetário e Casa da Ciência de Arapiraca.

A mesa do seminário foi composta pela secretária Municipal de Assistência Social, Anadja Gomes, que nesta ocasião estava a representar a prefeita Célia Rocha; pelo vereador Fábio Rogério; pelo Procurador de Justiça da Criança e do Adolescente, Valter Acioli; pela presidente do Conselho Tutelar Primeira Região, Joelma Araújo, pela presidente do Conselho Tutelar Segunda Região, Margarete Barbosa; pela coordenadora do Creas, Valéria Montoni e pela assistente social Cida Bento.

Para este momento também foram convidados a Bandinha Maestro Jovelino Lima, do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) da comunidade de Bom Sucesso, autoridades, secretários municipais, vereadores, funcionários públicos e imprensa.

IMG_3329

Mais de 200 pessoas ocuparam as cadeiras do auditório para debater essa grave problemática que, segundo dados da Organização Internacional do Trabalho (OIT), afeta anualmente no Brasil cerca de 100 mil crianças e adolescentes. Mas menos de 20% desses casos de abuso e exploração sexual chegam ao conhecimento das pessoas encarregadas de tomar providências.

Todos os anos o Creas trabalha com o recurso da panfletagem nas palestras do Centro de Referência em Assistência Social (Cras), nas Unidades de Saúde, com mobilização na praça, só que este ano a programação abrange não só a população, mas também o público que está diariamente e diretamente envolvido com casos de violação de direitos.

Em Arapiraca, para minimizar essa realidade, o Creas tem ampliado a divulgação no intuito de sensibilizar e conscientizar a população.

A coordenadora do Creas, Valéria Montoni, frisa que para realizar a denúncia não é necessário identificação.

Os números para denúncia de violação de direitos não só de crianças e adolescentes, mas também de idosos, pessoas com deficiência e mulheres é: DISK 100 ou 3539-1217 [número do Creas].