Seminário aborda temas voltados para diversidade em sala de aula
Iniciado na quarta-feira (4) e perdurando até esta sexta (6), o “VI Seminário Pedagógico Aprendendo a Viver Com a Diferença” trouxe para Arapiraca um novo olhar para com as pessoas com necessidades especiais.
Pais, professores, cuidadores e estudantes das áreas de Saúde, Psicologia e Assistência Social participaram deste momento ímpar, que acontece a cada dois anos, tendo a Associação Pestalozzi por trás.
Na abertura, ocorrida no auditório da Unimed, houve palestra da psicóloga mestre em Educação Especial, Maria Eliza Granchi (SP), falando sobre a “Aplicabilidade do Método Teacch”, um programa especial de educação, criado na década de 1960, talhado para as necessidades individuais de aprendizado da criança autista, baseando-se no desenvolvimento cotidiano.
Já nesta sexta (6), no cineteatro do Planetário Digital, as explanações ficaram a cargo do estudante de Psicologia, Nelson Marra (RJ), sobre “A Criança com Autismo na Escola”; da psicóloga e escritora Ana Pereira (SP), com “Asperger e Autista na Vida Adulta” e “Água de Beber: o Autista e a Família”; e do psicopedagogo Eugênio Cunha (RJ), a respeito da “Diversidade na Escola”.
Este último colocou em pauta as crianças com déficit de atenção e hiperatividade, propondo sempre atividades que façam sentido para elas, organizar e estabelecer rotinas de trabalho – privilegiando os trabalhos curtos, realizando uma tarefa de cada vez – e estimular a comunicação.
“Ficamos muito felizes em lotar o Planetário com pessoas tão focadas nas temáticas abordadas! Afinal, os pais, professores e demais interessados têm sempre que buscar esse saber a mais para trabalhar as especificidades de cada um”, pontua a coordenadora pedagógica da Pestalozzi, Claudenize Carvalho.