4 de maio de 2016

Qualificação profissional desenvolvida em Arapiraca é citada no MDS

pronatec

Inclusão produtiva. É assim que a cidade de Arapiraca tem cada vez mais atraído investidores e, por conseguinte, mão de obra a querer se especializar.

Em reportagem especial, o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) fez menção ao município como exemplo nessa temática, aliando isso à oportunidade de um primeiro emprego para os jovens.

No ano passado, a presidente Dilma Rousseff criou o “Pronatec Aprendiz”, através do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).

Com ele, pessoas entre 15 e 24 anos em situação de vulnerabilidade social recebem qualificação profissional, com acompanhamento socioassistencial, permitindo aos empresários ter a tranquilidade de contratar um jovem capacitado e com vontade de crescer.

A matéria cita o caso da empresária arapiraquense Maria das Graças Oliveira Silva, que desde 2005 trabalha na área de vestuário e tinha entraves para empregar profissionais capacitados para auxiliá-la na confecção de uniformes profissionais para hospitais, hotéis, restaurantes e outras empresas. “Precisamos de mão de obra qualificada e os jovens se qualificando não vão ficar desempregados. O programa é uma grande oportunidade tanto para as empresas como para os jovens”, diz.

Hoje, em parceria com o sistema S, a Universidade Federal de Alagoas (UFAL) realiza três cursos do Pronatec Aprendiz, todos atendendo às demandas das empresas agrestinas.

O papel dos Centros Municipais em Assistência Social (Cras) é também direcionar adolescentes e jovens interessados para estas demandas. Foi o caso da estudante Steffanny Lima, de 18 anos, que conseguiu seu primeiro emprego na empresa de Maria das Graças, por conta do curso de Costureiro de Máquina Reta e Overloque, oferecido pela Ufal.

“Sempre quis fazer um curso pelo Pronatec, mas nunca imaginava que por meio dele conseguiria meu primeiro emprego. Na empresa, posso aliar o que aprendo no curso com a prática. Espero concluir e ser contratada de vez”, comenta a estudante.

Até março deste ano, mais de 300 jovens se qualificaram em Arapiraca (confira aqui). Para ler a matéria na íntegra publicada no site oficial do MDS, clique aqui.