23 de maio de 2016

Projeto de saúde de Arapiraca é referência para Congresso em Fortaleza‏

UBSJP1

Um projeto desenvolvido na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Bairro João Paulo II, em Arapiraca, foi selecionado em primeiro lugar no estado de Alagoas para participar do Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, na cidade de Fortaleza, no Ceará.
O evento será realizado entre os dias 1º e 4 deste mês de junho, com o tema: “Municípios brasileiros – acreditamos, fazemos e temos propostas”.
O encontro vai reunir gestores de todo o País que, na oportunidade, irão participar de oficinas, seminários, cursos e mesas.
Dentre os projetos a serem apresentados no Congresso está o realizado pela equipe da UBS do Bairro João Paulo II, de Arapiraca, e que tem como título: “Responsabilidades e corresponsabilidades nos cuidados continuados com hipertensos e diabéticos”.
A autora do projeto é a educadora física Michelle Karla de Brito, com a participação da médica Erady Morais; do farmacêutico Lindelmo Ferreira, e da enfermeira Maria Luiza Bezerra e da nutricionista Quitéria Célia Brito.
De acordo com a diretora da UBS do João Paulo II, Lucivânia Machado, o projeto contou com total apoio da gestão da prefeita Célia Rocha e do vice-prefeito Yale Fernandes, bem como do secretário municipal de Saúde, Ubiratan Pedrosa e toda equipe da secretaria.
“Em pouco mais de um ano de trabalho, por meio da prática de atividades físicas e acompahamento médico e nutricional, conseguimos reduzir os encaminhamentos, diminuição dos agravos (internações) e maior adesão à prática de edução física”, explicou.

UBSJP2
Por conta disso, o projeto ficou em primeiro lugar dentre os 25 inscritos e os seis selecionados para representar Alagoas no Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, na cidade de Fortaleza, no Ceará, no mês de junho.
Ela adiantou que o objetivo do evento é refletir e debater sobre os avanços e desafios do Sistema Único de Saúde (SUS), além de planejar ações e promover um espaço de diálogo sobre as diretrizes que orientam os princípios do SUS. Serão discutidos assuntos considerados essenciais para a continuidade e melhoria do modelo SUS no Brasil: financiamento, governança com poderes judiciário e legislativo, e atenção básica – considerada a mais importante das políticas de saúde, pois é a base do Sistema.

UBSJP
Durante o Congresso será realizada a mostra “Brasil, aqui tem SUS”, onde os interessados poderão fazer a exposição de banners e, também, apresentá-los. Além disso, os participantes contarão com um espaço chamado “Vila SUS”, aonde serão disponibilizados serviços importantes para solução de problemas do gestor e atendimento das diversas Secretarias do Ministério da Saúde. O encontro traz para os parceiros, apoiadores, fornecedores, e Conselhos das Secretárias Municipais de Saúde (COSEMS) a oportunidade de estandes.