Equipe de apoio da Prefeitura aprende sobre o “Poder da Empatia”
No século passado, um dos maiores males descobertos pelo homem foi a depressão. Neste em que vivenciamos, parece ser a falta de empatia, isto é, não sentir algo com ou pelo outro.
Dentro desta perspectiva, nesta sexta-feira (6), foi realizada a “Formação da Equipe de Apoio da Prefeitura de Arapiraca”, no auditório da Escola de Governo, bairro de Santa Edwiges.
Os trabalhadores de serviços gerais e de limpeza tiveram a palestra “O Poder da Empatia”, ministrada pela psicóloga Jaqueline Melo, ressaltando o cotidiano como ponto de partida para o tema.
“Será que estamos realmente conectados com o outro, com o amigo ao nosso lado? De fato, sentimos muito quando algo acontece a ele ou a um familiar dele? Às vezes, essas novas tecnologias estão nos afastando de quem está logo aqui”, enfatiza a especialista, referindo-se aos meios de comunicação estabelecidos por smartphones, como WhatsApp e Facebook.
Segundo ela, isto tira um pouco a nossa sensibilidade de ver e sentir as coisas ao nosso redor, tornando-nos “produtos da sociedade”.
Para Ana Valéria Peixoto, técnica do Departamento de Gestão de Pessoas, da Secretaria Municipal de Gestão de Pessoas, Patrimônio e Documentos (SMGPPD), esse trabalho de valorização e acompanhamento dos servidores, que vem acontecendo ao longo do ano, é de fundamental importância para o crescimento de cada funcionário. Houve ainda almoço para todos e uma dinâmica estreitando laços.