10 de maio de 2016

Cemfra desenvolve trabalhos com crianças hiperativas

IMG-20160510-WA0049

Os cuidados com a saúde da população, incluindo as crianças, têm sido uma meta constante da gestão da prefeita Célia Rocha e do vice-prefeito Yale Fernandes.

O Centro de Medicina Física e Reabilitação de Arapiraca (Cemfra), além de atender pessoas com problemas de locomoção e outras dificuldades da fala e audição, também está desenvolvendo uma série de trabalhos com crianças hiperativas.

Sob a orientação da psicóloga Thiana Nascimento e da terapeuta ocupacional Silvia Sobral, o trabalho é feito em grupo com crianças com idade entre 7 a 11 anos.

De acordo com a diretora do Cemfra, a fisioterapeuta Viviane Barbosa, a iniciativa está sendo estendida para crianças de 4 a 6 anos de idade.

O trabalho tem como propósito ajudar crianças com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH).

A psicóloga Thiana Nascimento esclarece que o transtorno neurobiológico aparece na infância e que na maioria dos casos acompanha o indivíduo por toda a vida.

O TDAH se caracteriza pela combinação de sintomas de desatenção, hiperatividade (inquietude motora) e impulsividade sendo a apresentação predominantemente desatenta conhecida por muitos como DDA (Distúrbio do Déficit de Atenção).

IMG-20160510-WA0050

Ainda de acordo com a especialista, nos grupos de trabalhos os pais participam do acompanhamento das atividades com os filhos.

Antes, porém, para receberem os cuidados médicos, as crianças são submetidas a uma avaliação e depois são incluídas nos grupos de trabalho para fortalecer a memória, concentração e o autocontrole.

O trabalho do Cemfra com as crianças com hiperatividade foi tema de reportagem veiculada nesta terça-feira (10), na TV Gazeta de Alagoas, afiliada da Rede Globo.

IMG-20160510-WA0051

Psicóloga Thiana Nascimento e terapeuta ocupacional Silva Sobral