4 de abril de 2016

Unicef escolhe Arapiraca para receber comitiva do governo do Nepal

unicef (25)

Por conta do resultado positivo da visita, em agosto do ano passado, do conselheiro sênior do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e chefe da Área de Inovação, o americano Christopher Fabian, a cidade de Arapiraca foi escolhida dessa vez para receber uma comitiva do governo do Nepal, país localizado no Continente Asiático.

Em agosto do ano passado, a prefeita Célia Rocha, a secretária de Planejamento, Cícera Pinheiro, e a coordenadora do Programa Arapiraca Garante a Primeira Infância (Agapi), Gineide Castro, juntamente com outros secretários de governo, tiveram a oportunidade de mostrar o trabalho para o desenvolvimento de crianças e adolescentes.

A nova missão está prevista para o período de 3 a 9 deste mês de abril, no Brasil, sendo a sexta-feira, dia 8 de abril, reservada para a cidade de Arapiraca.

A missão visa promover o apoio político e fortalecimento das instituições públicas e agências governamentais do Nepal, através do entendimento de como estabelecer um sistema de investimento social vigoroso e de descentralização fiscal, além de partilhar conhecimentos com instituições brasileiras e com cidades amigáveis ​​para a criança, com o apoio e facilitação do Unicef e outros parceiros.

Dentre os interesses do Governo do Nepal estão as especificidades de transferências condicionais de recursos financeiros, a exemplo do Bolsa Família: processos de tomada de decisão e mecanismos de governança em nível central e local, gestão do sistema de banco de dados que permitem a segmentação eficaz de beneficiários, o monitoramento e avaliação, bem como as ferramentas de tecnologia utilizados para as transferências financeiras aos beneficiários (sistema bancário).

O Unicef Nepal/Escritório Nacional também pretende compreender: o contexto econômico e político que levou ao desenvolvimento de políticas sociais progressistas brasileiras, incluindo a experiência de Arapiraca, entre outras iniciativas em nosso país.

Em relação à esfera municipal, o objetivo também é compreender os mecanismos de receitas e tributação, além dos sistemas de coleta, análise e gerenciamento de dados específicos relacionadas a crianças e adolescentes, principalmente daqueles que vivem em situação de pobreza.

Ainda neste sentido, a estratégia Cidades Saudáveis para a Criança é definida como fundamental, já que coloca a infância no centro da agenda do desenvolvimento, com a promoção dos seus direitos através da boa governança local.

Proposta Cidades Irmãs – Existe a possibilidade, se for interesse das partes, em estabelecer um vínculo de cidades-irmãs entre a cidade de Sunwal, que vem desenvolvendo um trabalho exemplar no País, com Arapiraca ou Maceió.

Para a coordenadora do Escritório do Unicef para os estados de Alagoas, Pernambuco e Paraíba, Jane de Fátima Andrade Santos, diante do significado da missão, a indicação por Arapiraca foi natural e justa.

Nossa parceria é consistente, especialmente em relação ao Selo Unicef e suas ações estratégicas”, salientou a coordenadora regional do Unicef, destacando o apoio da gestão da prefeita Célia Rocha como gestora extremamente entusiasmada, competente e comprometida em influenciar e operar políticas públicas inclusivas e inovadoras para a promoção dos direitos de cada família arapiraquense.