18 de abril de 2016

Projeto “Compras Municipais” da Prefeitura realiza capacitação para servidores

PUBLI VI

O projeto “Compras Municipais” da Prefeitura de Arapiraca em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio as Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-AL), nesta segunda-feira (18), realizou no auditório do Sebrae local o curso de capacitação para os servidores da cidade.

Este segundo momento do curso “Venda mais, venda para o Governo” intitulado de “Como comprar da pequena empresa?”, voltado aos funcionários da Prefeitura, tem o objetivo de explicar quais são os benefícios nas compras públicas, como também o funcionamento das novas legislações para que assim eles possam aplicá-las ao terem o Governo Municipal como cliente.

A primeira etapa da capacitação foi realizada com os microempreendedores. Enquanto o consultor empresarial, Dawison Calheiros, dava seguimento ao curso no auditório, outros consultores do Sebrae estavam em nas prefeituras circunvizinhas da região contemplando outra fase do processo, que é a modificação de editais, verificação do cumprimento da legislação, dentre outros pontos.

O projeto

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Na prática, as empresas locais serão cadastradas e capacitadas para vender seus produtos para a Administração Pública Municipal.

Estas compras governamentais vão gerar uma arrecadação de receita, isto é, retorno em forma de impostos. “Quem sai ganhando é o próprio empresário e também a Prefeitura, a qual pode aplicar esses recursos que ficam aqui mesmo em Arapiraca, em serviços e obras estruturantes pela cidade”, diz a secretária Municipal de Indústria, Comércio e Serviços (Semics), Myrka Lúcio.

Ela representou a prefeita Célia Rocha no evento de lançamento do projeto, no final de março deste ano. Segundo a secretária, a recomendação da gestora era lançar o projeto a fim de viabilizar a circulação de capital no município.
Arapiraca foi a cidade que mais gerou empregos proporcionalmente no Brasil desde 2002, segundo dados do jornal Folha de S. Paulo. No ano passado, conforme números no Ministério do Trabalho e Emprego (TEM), foi a 4ª no país na criação de novos postos de trabalho.
Estímulo

“Estamos muito felizes por esta ação! Estamos sendo prestigiados em tempos de crise econômica. Os nossos empreendedores têm uma chance e tanto nas mãos”, coloca a empresária e presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), Tânia Núbia.

Para o diretor técnico do Serviço Brasileiro de Apoio as Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) em Alagoas, Ronaldo Morais, o “Compras Municipais” deve estimular ainda mais o mercado.

“É um verdadeiro marco para o microempreendedor e para o pequeno empresário de Arapiraca, que, ao se capacitar, têm tudo para dar certo nesta parceria com a Prefeitura. O que vemos aqui também é o desenvolvimento da cidade aliado à qualidade de vida”, diz ele, ressaltando o apoio do Sebrae nesta investida.
Na sede do local, situada no bairro do Centro, nos próximos dias 5, 6 e 7 sempre a partir das 19h, haverá o curso “Venda Mais, Venda Para o Governo”, que tem inscrições gratuitas.

Na oportunidade do lançamento, houve a explanação da Coordenadoria Geral de Aquisição de Bens e Serviços, da Prefeitura de Arapiraca. Em 2015, foram realizados 73 processos licitatórios, sendo 31 destes contratos com empresas locais. Com o “Compras Municipais”, esta contagem deve aumentar a partir de agora.

Prestigiaram ainda o evento, o presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Alagoas (Fecomercio), Wilton Malta; o gerente regional do Sebrae-AL, Arestides Minervino; a presidente da Associação Comercial seccional Arapiraca, Rosete Albuquerque; as secretárias Municipais de Planejamento (Seplan), Cícera Pinheiro, e de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh), Rita Nunes; o secretário Municipal de Finanças e Economia, Lucas Leão; o procurador Geral do Município, Victor Fernandes; equipes técnicas das secretarias municipais; empresariado; e sociedade civil.

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