19 de abril de 2016

Prefeitura mobiliza médicos para intensificar prevenção da gripe H1N1

IMG_8256

A Prefeitura de Arapiraca, por meio das superintendências de Atenção em Saúde e Vigilância em Saúde, está mobilizando médicos e outros profissionais de saúde para que seja intensificada a campanha de conscientização da população acerca da Influenza A – H1N1.

Devido aos 35 casos suspeitos em Alagoas, a Secretaria Municipal de Saúde está em alerta para continuar orientando toda equipe de profissionais e os moradores de Arapiraca.

IMG_8268

Na manhã desta terça-feira (19), a médica infectologista e professora da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Adriana Ávila, foi convidada para falar acerca do Protocolo Influenza do Ministério da Saúde.

Esse protocolo tem o objetivo de orientar a conduta terapêutica aos casos de Síndrome Gripal (SG) e Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) suspeitos para Influenza no País, bem como as medidas de controle a serem estabelecidas, tanto em ambientes domiciliares como em instituições fechadas, além das medidas de controle de infecção hospitalar.

IMG_8262

A palestra da infectologista e professora da Ufal, Adriana Ávila, e a mobilização dos médicos, inclusive do Hospital Regional de Arapiraca (HRA), e profissionais de saúde acontecem no auditório do Centro de Referência Integrado de Assistência em Saúde (CRIA) no bairro Santa Edwiges, ao lado do Centro Administrativo Municipal.

“É importante lembrar que a prevenção depende de cada cidadão e cidadã. O município de Arapiraca não registrou caso suspeito até agora, mas estamos vigilantes e temos todo o apoio da gestão da prefeita Célia e do secretário Ubiratan Pedrosa”, afirmou a superintendente municipal da Atenção à Saúde, Noélia Barbosa.

A influenza A é uma doença respiratória causada pelo vírus tipo A que normalmente provoca surtos de gripe entre os suínos. Assim como todos os outros vírus influenza, os vírus influenza da gripe suína sofrem mutações constantemente. Por isso, pessoas que se que receberam a dose da vacina contra a gripe ano passado e se encontram entre os pacientes de risco, de acordo com o protocolo do Ministério da Saúde, devem tomar a vacina todos os anos.

Recomendações e cuidados para prevenir a manifestação da Influenza A

Para proteger-se contra a infecção ou evitar a transmissão do vírus, o Center Deseases Control (CDC) recomenda:

* Lavar frequentemente as mãos com bastante água e sabão ou desinfetá-las com produtos à base de álcool;

* Jogar fora os lenços descartáveis usados para cobrir a boca e o nariz, ao tossir ou espirrar;

* Evitar aglomerações e o contato com pessoas doentes;

* Não levar as mãos aos olhos, boca ou nariz depois de ter tocado em objetos de uso coletivo;

* Não compartilhar copos, talheres ou objetos de uso pessoal;

* Suspender, na medida do possível, as viagens para os lugares onde haja casos da doença;

* Procurar assistência médica se surgirem sintomas que possam ser confundidos com os da infecção pelo vírus da influenza tipo A.