28 de abril de 2016

Nova creche municipal será inaugurada nesta sexta-feira (29)

 

PUBLI II

Nesta sexta-feira (29), o Centro de Educação Infantil Profª Berenice Miranda Neto, no bairro Planalto, será inaugurado às 10h da manhã.

A aquisição desta e de mais 8 creches a serem construídas faz parte do Plano de Ações Articuladas (Par) do Programa Nacional de Reestruturação e Aquisição de Equipamentos para a Rede Escolar Pública de Educação Infantil (Proinfância) do Governo Federal em articulação com os governos municipais, como a Prefeitura de Arapiraca.

13128892_569106529933431_1136329783_o

O Centro de Educação Infantil Profª Berenice Miranda Neto comportará 200 crianças divididas em 8 salas de aula. A equipe será composta por professores, auxiliares, recreadores e serviços gerais. Das 8 salas, 5 serão em tempo integral para crianças de 6 meses a 3 anos e 6 turmas de pré-escola, para meninos de 4 e 5 anos de idade.

Enquanto Secretaria Municipal de Educação (SME), há também a preocupação de garantir a qualidade de atendimento do Arapiraca garante a primeira infância (Agapi), uma vez que o programa, idealizado em agosto de 2013 pela prefeita Célia Rocha, atende crianças até 6 anos, colocando em questão suas vivências e cognições no cotidiano, desde a prática de exercícios físicos e acesso à arte como o fortalecimento de vínculos entre pais e bebês, por exemplo.

PUBLI

O Agapi, como um trunfo da Prefeitura, vincula-se às creches para garantir com mais qualidade o atendimento à criança em todas as dimensões, como de educação, saúde e assistência.

“Na história de Arapiraca, escolas sempre foram reformadas. Mas hoje amplia-se pensando na criança desde seus primeiros dias de concepção. Além das 5 escolas já existentes, mais 3 creches terão berçário”, afirma Maria Gorete Queiroz, secretaria da SME.

As creches surgiram a partir de um estudo de demanda da SME. A meta é ampliar o atendimento, principalmente, para as crianças de até 5 anos de idade.

Além do Centro de Educação Infantil Profª Berenice Miranda de Neto, mais 2 serão inaugurados este ano: um no bairro Canafístula e outro no Arnon de Mello.