8 de abril de 2016

Ministro do Nepal elogia programas para desenvolvimento da infância em Arapiraca

O trabalho desenvolvido pela Prefeitura de Arapiraca para o fortalecimento das políticas públicas na rede de proteção a crianças e adolescentes está sendo compartilhado, nesta sexta-feira (8), com a visita de representantes do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) no Brasil e ministros do Governo do Nepal.

O país asiático passa por um processo de transição da Monarquia para um sistema de governo federativo e, para tanto, realiza missão com visita a municípios brasileiros que têm experiências bem-sucedidas nas áreas sociais.

nepal4

A prefeita Célia Rocha, acompanhada do vice Yale Fernandes e da secretária de Planejamento, Cícera Pinheiro, recepcionou a comitiva durante solenidade ocorrida no Centro Administrativo Municipal, no bairro Santa Edwiges.

A comitiva é formada pelas consultoras do Programa de Cooperação Sul-Sul do Unicef, Michelle Barron e Adriana Maia; a coordenadora do Escritório do Unicef para os estados de Alagoas, Pernambuco e Paraíba, Jane Santos, e o ministro de Assuntos Federativos e Desenvolvimento Local do Governo do Nepal, Mahendra Man Gurung, que está acompanhado de mais sete gestores daquele país, entre eles o secretário-adjunto de Assuntos Federativos, Reshmi Raj Pandey, e a chefe da Área de Governança Local Sensível à Criança (Unicef​/Nepal), Anjali Sherchan Pradhan.

Também participaram da recepção às autoridades do Unicef e do Governo do Nepal, secretários e secretárias municipais, bem como os vereadores Josias Albuquerque, Edvânio do Zé Baixinho, Gilvânia Barros e Graça Lisboa, que representaram a Câmara Municipal de Arapiraca no evento.

nepal3

Na ocasião, a prefeita disse que era motivo de satisfação e alegria a cidade de Arapiraca ter sido escolhida, mais uma vez, pelo Unicef como exemplo de trabalho e experiências exitosas em defesa dos direitos dos jovens.

Célia lembrou do terremoto que afetou o Nepal, no ano passado, e reconheceu a determinação do povo daquele país na reconstrução e adoção de políticas públicas para melhorar a qualidade de vida das pessoas.

“Estamos muito contentes em receber essa comitiva para mostrar as nossas ações sociais com as crianças e adolescentes”, salientou Célia Rocha, citando a intersetorialidade do trabalho da gestão, a exemplo o Programa Arapiraca Garante a Primeira Infância (Agapi), que está sendo adotado desde o ano de 2013.

nepal1

O ministro de Assuntos Federativos e Desenvolvimento Local do Governo do Nepal, Mahendra Man Gurung, elogiou o carinho da prefeita Célia Rocha em receber a comitiva e destacou os programas para desenvolvimento da infância em Arapiraca.

A senhora é a prefeita mais carismática do Brasil, e essa cooperação será muito importante para nosso país”, disse o ministro, revelando que o Nepal tem 28 milhões de habitantes e passa por um momento de reestruturação política com uma nova Constituição, mudança da forma de governo e adoção e metas para ações nas áreas sociais.

nepal2

Ainda no Centro Administrativo, os representantes do Unicef e do governo do Nepal tiveram a oportunidade de assistir a um vídeo institucional com apresentação do município e suas ações, bem a troca de presentes como forma de agradecimento pela cooperação a favor das políticas públicas em defesa das crianças.

Após a troca de presentes, a secretária de Planejamento, Cícera Pinheiro, lembrou que a prefeita Célia Rocha é médica-pediatra, foi secretária municipal de Saúde, vereadora, presidente da Câmara Municipal, prefeita eleita em gestões anteriores, deputada federal e prefeita reeleita em 2012.

nepal5

“Em todos esses momentos, nossa gestora sempre teve um carinho e uma atenção com o desenvolvimento de nossas crianças”, acrescentou a secretária, citando a criação do Agapi, que é o Programa Arapiraca Garante a Primeira Infância.

Em seguida, a coordenadora do programa, Gineide Castro, fez uma apresentação das ações do Agapi nesses três anos e três meses de trabalho.

Ela explicou que o Agapi atua em Arapiraca com a mobilização de 21 equipes de saúde da família, 160 agentes comunitários de saúde, 24 creches, 36 escolas, sete bibliotecas digitais de bairro – as Arapiraquinhas -, oito centros de referência em assistência social e um Creas, atendendo mais de 19 mil famílias e 5.503 crianças até cinco anos de idade.

Depois da apresentação do programa, os gestores foram separados em grupos de trabalhos para tratar da proteção social, governança local , criança e cidades amigas.

Um outro grupo abordou o espaço fiscal e a descentralização de recursos para investimentos nas áreas sociais.

Na sequência da programação, o vice-prefeito Yale Fernandes, secretários municipais e vereadores convidaram os representantes do Unicef e do Governo do Nepal para visitas técnicas ao prédio do CadÚnico (Bolsa Família), Centro de Referência de Assistência Social – CRAS Brisa do Lago,
Programa de Desenvolvimento Integrado e Sustentável do Território – DIST, no Conjunto Brisa do Lago, além de conhecerem de perto o Espaço Nascer, a Biblioteca Digital Arapiraquinha do bairro Primavera, Creche Professora Deusdeth Barbosa e Escola de Tempo Integral Cleonice Barbosa – Brisa do Lago, Planetário Municipal, Centro de Apoio as Escolas do Campo/Projeto Amanhã e a Escola de Circo Palhaço Biribinha.