12 de abril de 2016

CTR de Arapiraca recebe licença prévia para instalação

 cepram

                                                                                                        Foto: Ascom IMA

Em reunião ordinária do Conselho Estadual de Proteção Ambiental (Cepram), ocorrida na manhã desta terça-feira (12), foi aprovada a licença prévia para a instalação da Central de Tratamento de Resíduos (CTR) de Arapiraca.

O empreendimento está localizado nas imediações da Vila São José, entre os municípios de Arapiraca e Craíbas.

Por meio de esforços da prefeita Célia Rocha e do vice-prefeito Yale Fernandes, que no mês passado este reunido, no Centro Administrativo Municipal, com os secretários de Estado de Recursos Hídricos e Meio Ambiente, Alexandre Aires, e o diretor-presidente do Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA), e o secretário municipal de Meio Ambiente, Ivens Leão.

Com a decisão do Conselho Estadual de Proteção Ambiental (Cepram) em breve, Arapiraca e os municípios da Região Agreste terão uma alternativa que funciona dentro do que prevê as normas técnicas e ambientais para o descarte de lixo.

O local selecionado encontra-se a 15,2 km de Arapiraca com acesso pelas rodovias AL-220 e 215, e trata-se de uma área de 81 hectares com vida útil de 20 anos. A CTR irá receber resíduos sólidos Classe II, que são os lixos domiciliares e comerciais, e também resíduos de Classe II-B, que são da construção civil.

Somente o município de Arapiraca produz diariamente 540 toneladas de lixo.

A empresa Alagoas Ambiental será responsável pela CTR de Arapiraca, a exemplo do que já aconteceu no município do Pilar.

Com a chegada da central, os municípios poderão direcionar seus lixos evitando o descarte em lugares inapropriados.