6 de abril de 2016

Arapiraca comemora Dia Mundial da Saúde com ações nas praças

IMG_9129

Cuidar da saúde é um ponto fundamental para seguirmos vivendo em coletividade. Mas e quando o assunto é cuidar não apenas de nossa saúde, mas da de todos?

Pensando nisso, um dos temas da ação do Dia Mundial da Saúde, nesta quinta-feira (7), é o “Enfrentamento ao Aedes aegypti e Suas Consequências”.

“Se todos agirmos conscientemente para acabar com o nascimento deste mosquito, transmissor da dengue, zika e chikungunya, nossa qualidade de vida, não apenas a minha, mas a de todos os arapiraquenses vai melhorar de forma considerável”, pontua o secretário Municipal de Saúde (SMS), Ubiratan Pedrosa.

Para tanto, as equipes técnicas da SMS estarão nas ruas da cidade nesta quinta, a partir das 5h. O evento de mobilização, que também terá o importante tema “Diabetes”, acontecerá no Bosque das Arapiracas (5h às 7h e 16h às 20h) e na Praça Deputado José Marques da Silva (8h às 12h), ambos no bairro do Centro.

Com a participação das secretarias Municiais de Esporte e Lazer (Smel), de Educação (SME), de Meio Ambiente e Saneamento (Semasa), de Agricultura (Semagri) e de Políticas Para as Mulheres (SMPPM), Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), Hemocentro Regional de Alagoas (Hemoal), Pastoral da Criança, Centro de Acolhimento/ Anjos da Paz, Escola Santa Bárbara e Centro de Ensino Profissionalizante de Alagoas (Ceproal), haverá inúmeros serviços sendo ofertados gratuitamente para a população.

Entre eles, estão a adoção de animais (cachorros e gatos) através do SOS Patinhas; aulão de zumba, com a Academia Betterlife, às 19h; orientações sobre diabetes; prevenção de câncer; alimentação saudável; atividade física; mesa demonstrativa do mosquito da dengue; brincadeiras infantis; aulão de alongamento; orientação postural; índice de massa corpórea (IMC); orientação nutricional; palestra sobre saúde bucal; informações sobre HIV/Aids; distribuição de preservativos; explanações sobre prevenção de acidentes no trânsito; aferição de pressão arterial; teste de glicemia capilar; doação de sangue, das 8h às 12h; distribuição da Caderneta do Idoso e prevenção contra quedas; ações do Centro de Acolhimento, com material educativo sobre malefícios do álcool, tabaco e outras drogas; e cuidados com a água e seu uso consciente.

IMG_9241