“Seminário Ser Adolescente” debate protagonismo juvenil
Os jovens inseridos no Núcleo de Cidadania dos Adolescentes de Arapiraca (NUCA), vinculado à Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), estão vislumbrando um futuro de possibilidades.
Nesta terça-feira (29), ocorreu o “Seminário Ser Adolescente”, no auditório da Casa da Cultura, debatendo temas inerentes ao universo juvenil, como empatia, identidade e sexo.
O evento iniciou com a performance dos usuários do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) do bairro Bonsucesso, tocando o Hino de Arapiraca em flauta doce.
Em seguida, houve apresentação teatral de jovens do SCFV do bairro Baixão com a peça “O Pequeno Príncipe”, inspirada na obra do escritor francês Antoine de Saint-Exupéry. Depois, houve uma paródia musical com as garotas do NUCA.
Representando o fechamento de um ciclo de debates e oficinas em busca do selo Unicef, o seminário contou com a presença do Conselho Tutelar de Arapiraca e de escoteiros.
Na mesa de abertura, estiveram presentes a articuladora municipal do Unicef, Maria Adjinã; a assistente social Fabiana Santos, em nome da secretária da Semas, Anadja Gomes; a jovem Julianna Tenório, representando os adolescentes; a conselheira tutelar Margarete Oliveira; e os palestrantes Thiago Nascimento, que é assistente social, e Acácia Dantas, sexóloga, psicóloga e hipnoterapeuta.
Estes últimos, respectivamente, falaram sobre “Você Nasceu Para Dar Certo” e “Fez Sua Escolha? Faça Dar Certo”.
“Em todo esse processo, o que percebemos é que nossos jovens precisam ter um espaço só para eles mesmos. Eles, ao mesmo tempo, querem ser os atores, os protagonistas de sua própria história”, diz a técnica de referência do NUCA e assistente social da Semas, Natali Macedo.