10 de março de 2016

Gasoduto chegará em Arapiraca em setembro

Obra fundamental para alavancar ainda mais o desenvolvimento econômico e social de Arapiraca, as tubulações do gasoduto devem chegar à cidade no próximo mês de setembro.

Os serviços começaram em janeiro deste ano, e a obra está a todo vapor. O projeto é uma iniciativa do governo de Alagoas, por meio da Algás, em parceria com a Prefeitura de Arapiraca.

gas

No início da tarde desta quinta-feira (10), o prefeito Yale Fernandes esteve reunido, no Centro Administrativo, com o gerente de Engenharia da Algás, André Alves, a secretária municipal de Indústria, Comércio e Serviços, Myrka Lúcio, e o secretário de Economia e Finanças, Lucas Leão.

Na oportunidade, o engenheiro-chefe da Algás revelou que a obra está com 14% das etapas concluídas.

André Alves adiantou que já foram colocados dez quilômetros de dutos, saindo de Penedo, do City Gate, com destino a Arapiraca.

gas2

Ele esclareceu que 102 homens estão trabalhando na obra do gasoduto, que terá tecnologia moderna, com o sistema full direcional, e previsão de chegada dos dutos à cidade de Arapiraca deve ser entre os meses de setembro e outubro deste ano, para que a obra continue avançando.

Empreendimento

Ao todo, serão quatro etapas (sendo as duas primeiras entre os municípios de Penedo, Igreja Nova e São Sebastião) de um total de 66 quilômetros para distribuição de gás natural para Arapiraca.

O empreendimento tem investimento de R$ 70 milhões, sendo 20% executados com recursos próprios da distribuidora alagoana e os demais alavancados via financiamento junto ao Banco do Nordeste.

A secretária municipal de Indústria, Comércio e Serviços, Myrka Lúcio, lembrou da importância da parceria com a Casa do Trabalhador/Sine, visando à contratação de mão de obra local.

O representante da Algás disse que a intenção da distribuidora e do governo de Alagoas é fomentar em todas as frentes o desenvolvimento do município.

Por sua vez, o prefeito Yale Fernandes destacou mais uma vez o apoio do governador Renan Filho, do vice-governador Luciano Barbosa e do diretor-presidente da Algás, Arnóbio Cavalcanti.

“Esse é um sonho dos moradores e empresários de Arapiraca há muitos anos. Nosso município vivencia um momento de expansão na área econômica e social, e a chegada do gasoduto vai atrair mais empresas, consolidando esse desenvolvimento”, frisou o prefeito.

O projeto prevê que serão disponibilizados 340 mil metros cúbicos por dia, em dutos de seis polegadas para abastecer indústrias, postos de combustíveis, entre outros empreendimentos, para depois chegar às residências.