Arapiraca sedia criação de comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Piauí
Com o intuito de priorizar o fortalecimento dos comitês de bacias hidrográficas, uma recomendação da Política Nacional de Recursos Hídricos, a cidade de Arapiraca foi sede de uma importante reunião nesta terça-feira (29).
Ela indica a retomada de um comitê que abrange as cidades as quais o Rio Piauí permeia.
“O intuito é discutir a revitalização desta nossa importante bacia, colocando em pauta também a efetiva educação ambiental da nossa população. Todos devem saber do seu papel”, pontua o secretário Municipal de Meio Ambiente e Saneamento (Semasa), Ives Leão.
Ele representou a prefeita Célia Rocha neste primeiro encontro, que reuniu secretários de Meio Ambiente, de Urbanismo e assessorias técnicas do Estado e de municípios como Penedo, Teotônio Vilela, São Sebastião e Junqueiro, além de ambientalistas, representantes da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF).
“Temos 52 bacias hidrográficas no estado de Alagoas e a do Rio Piauí é uma delas, cortando 18 municípios. Por isso, a importância desse grupo estratégico para a Política Estadual de Recursos Hídricos, retomando a discussão. Até o fim do primeiro semestre, acredito que estejamos já com as eleições sendo realizadas para a formatação do membros mandatários do comitê, representados por usuários, sociedade civil e poder público”, diz o secretário de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Alexandre Ayres.
A bacia do Rio Piauí perpassa as cidades de Arapiraca, Campo Grande, Coruripe, Feira Grande, Feliz Deserto, Girau do Ponciano, Igreja Nova, Junqueiro, Lagoa da Canoa, Limoeiro de Anadia, Olho d’Água Grande, Penedo, Piaçabuçu, Porto Real do Colégio, São Brás, São Sebastião, Teotônio Vilela e Traipu.