25 de fevereiro de 2016

Programa de Educação Emocional vai atender mais de 20 mil alunos

 

A Metodologia Liga Pela Paz, qualificada pelo Ministério da Educação (MEC), e os conhecimentos da educação emocional e social chegam em um momento importante para toda a rede de ensino de Arapiraca.

diretora silvania

A afirmação é da diretora da Escola de tempo integral Cleonice Barbosa da Silva, professora Silvana Lima, que participou ativamente do primeiro dia da Formação Inicial da metodologia na cidade. As atividades foram realizadas nos períodos da manhã e tarde em salas de aula na Escola de Tempo Integral Zélia Barbosa Rocha, no bairro Nova Esperança, em Arapiraca, a segunda maior cidade de Alagoas, com 240 mil habitantes.

O método é constituído de cinco eixos que tratam de Seminário de Sensibilização, Formação Inicial, Acompanhamento Pedagógico, Formação Continuada e Avaliação de Resultados. A iniciativa irá atender 20.159 alunos, do 1º ao 7º ano, do Ensino Fundamental, cerca de 800 educadores e mais de oito mil famílias. Nessa etapa da formação, gestores da Secretaria Estadual de Prevenção à Violência (Seprev) também estão recebendo conhecimentos acerca da metodologia.

A gestão da prefeita Célia Rocha e Yale Fernandes está adotando o método de ensino para reforçar ainda mais as ações de humanização e de aprendizado, desenvolvidas em todas as escolas e centro de educação da rede municipal de ensino.

Referência

A Organização Inteligência Relacional foi fundada no ano de 1992 e tem como compromisso o desenvolvimento humano por meio da educação emocional e social. A partir do ano de 2006, as ações ganharam corpo e hoje o método já esteve presente em 22 estados brasileiros, mais de 450 municípios e a mobilização e formação de 471 mil alunos, 19 mil educadores e quase 2000 escolas parceiras.

O treinamento dos gestores e coordenadores está a cargo das consultoras pedagógicas da Metodologia Liga pela Paz, Domitila Gonzaga, Amanda Oliveira e Caren Domingues, sob a responsabilidade da coordenadora local, Rosângela Ribeiro, e a coordenadora do polo Nordeste, Maíse Cordeiro. A formação tem carga de 16 horas e se estenderá até sexta-feira (26).

liga7

A diretora-pedagógica da Secretaria Municipal de Educação de Arapiraca, professora, Lucicleide da Silva, destacou a parceria com a metodologia e a aplicação da educação emocional e social para os diretores das escolas, coordenadores e educadores. “Trabalhar as relações humanas e suas emoções possibilita uma visão mais ampla do contexto social para todos nós que atuamos na educação. Com certeza, essa metodologia vai reforçar as nossas ações e nos ajudar a superar dificuldades, principalmente as que estão ligadas à violência e outros problemas sociais que chegam até a escola e precisam de um olhar e de uma abordagem diferenciadas”, salientou.

Agilidade

O secretário de Estado da Prevenção à Violência, Jardel Aderico, fez questão de ressaltar a parceria entre o governo, a prefeitura e a Inteligência Relacional, organização criadora da metodologia. “O governador, Renan Filho, a prefeita Célia Rocha e o prefeito em exercício Yale Fernandes confiam plenamente nesse trabalho, e prova disso está sendo a agilidade desde o processo de adoção e do início da formação dos nossos gestores”, acrescentou o secretário Jardel Aderico.

A coordenadora local da Metodologia Liga Pela Paz, Rosângela Ribeiro, enalteceu a parceria com a Prefeitura de Arapiraca e o governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Prevenção à Violência. “Estamos muito felizes e empenhados em poder contribuir com a educação emocional e social de gestores, coordenadores, professores, alunos e famílias em Arapiraca. Essa relação é fundamental para que possamos atingir os objetivos de melhoria da convivência, redução da violência na comunidade escolar e aumento dos índices de aprendizagem”, completou Rosângela Ribeiro. Ela adiantou que, após a formação dos gestores e coordenadores desta semana, a Metodologia Liga pela Paz conduzirá a formação para cerca de 800 educadores na primeira semana de março.