26 de fevereiro de 2016

Palhaço Biribinha concorre a premiação circense em São Paulo

biribinha1

Fruto de seu trabalho que vem sendo executado nos últimos anos no interior e na Grande São Paulo, o Patrimônio Vivo da Cultura Alagoana e mestre das Artes Circenses, Teófanes Antônio Leite da Silveira, está concorrendo a uma premiação importante na categoria “Circo”.

O “Palhaço Biribinha”, como é mais conhecido, está entre as cinco companhias circenses designadas para o Prêmio Governador do Estado de São Paulo Para a Cultura.

Por sua vez, a votação está aberta para o público e pode ser feita neste link: http://goo.gl/7RGQjk

Ator e diretor, o tradicional membro da família Silveira tem cerca de seis décadas voltadas à profissão, envolvendo sempre o teatro em suas aparições no picadeiro.

Nascido na Bahia, porém radicado em Arapiraca, em sua última passagem pelo município, Biribinha trouxe a peça “Sem Você Eu Não Sou Ninguém”. O enredo estava repleto de alegorias e metáforas, indicando que o ser Teófanes não seria nada sem o humano Biribinha. E vice-versa.

Em 2015, dirigiu diversos espetáculos, incluindo “Presepada”, do Grupo GTT de Americana-SP – por isso, entrou no seleto grupo para votação ao Prêmio Governador de São Paulo.

No ano anterior a este, inclusive, ele junto à Companhia Turma do Biribinha recebeu o “Prêmio Cultural Destaque do Ano”, na categoria Teatro, pelo presidente da Câmara de Vereadores de Americana-SP, Paulo Chocolate.

As reverências aos seus feitos se dão também por meio de um trabalho profundo de pesquisa que está sendo realizado por uma das maiores autoridades do país na Arte do Circo, Verônica Tamaoki, com apoio da Fundação Nacional de Artes (Funart).

Ela, que coordena o Centro de Memória do Circo, em São Paulo, veio a Arapiraca colher depoimentos sobre a vivência nos tempos do saudoso Circo Mágico Nelson, cujo proprietário era o pai de Teófanes Silveira.