Desenvolvimento econômico de Arapiraca é debatido em audiência
Nesta terça-feira (16), aconteceu a 3ª audiência pública do Plano Diretor Participativo de Arapiraca, na Casa da Cultura, com a temática voltada para o “Desenvolvimento Econômico”.
No topo do ranking de empregabilidade em todo o Brasil, o município ficou no 4º lugar na abertura de novas vagas de trabalho, com 2.076 empregos preenchidos em 2015, segundo o Ministério do Trabalho.
Para debater tópicos voltados a isto e outros fatores que fazem a cidade crescer mais a cada dia, estiveram presentes na audiência várias entidades como o Sebrae/AL, Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Conselho Regional de Engenharia Arquitetura e Agronomia (CREA) e Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU), além das secretarias Municipais de Indústria, Comércio e Serviços (Semics), de Agricultura (Semagri), de Cultura e Turismo (Sectur), de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh) e de Planejamento.
Centro comercial
Um dos pontos levantados foi o centro comercial de Arapiraca. Mesmo com a chegada do Garden Shopping, o movimento de pessoas pelo local permanece contínuo, com munícipes de outras cidades visitando o bairro para empreender suas compras.
Pensando neste público – e também no local –, a Prefeitura segue fazendo e projetando melhorias, como é o exemplo do “Centro Novo”. Na oportunidade, a secretária da Semics, Myrka Lúcio, ressaltou os benefícios que o projeto trará para o Centro, a revitalizar a Praça Manoel André, Praça Bom Conselho e Rua Anibal Lima em uma espécie de shopping a céu aberto.
Além disso, a secretária da Seduh, Rita Nunes, reiterou o êxito do “Centro Limpo”, no tocante à acessibilidade e livre trânsito de veículos e serviços. A secretaria fez todo um trabalho humanizado realocando ambulantes para pontos fixos pela localidade.
Outras pautas levantadas foram as macrozonas rurais, a empregabilidade e o incentivo a novos polos industriais. As colocações feitas pela população durante esta nova etapa do Plano Diretor foram postas em uma urna. Haverá reuniões internas para sistematizar as sugestões levantadas pelo público presente.
A próxima audiência será sobre o eixo “Mobilidade” no próximo dia 23.