Autismo: Carnaval do Trate põe mais alegria no Garden Shopping
Interação social. Com este fundamento, mais uma vez foi realizado um festejo pós-Carnaval pela direção do Espaço Trate, que orienta crianças autistas arapiraquenses e seus familiares.
O evento teve concentração na praça de alimentação do Arapiraca Garden Shopping, bairro de Santa Edwiges, nesta quarta-feira (17).
Houve apresentação da banda do 3º Batalhão de Polícia Militar (BPM), executando marchinhas carnavalescas para os presentes, que estavam fantasiados. Com muita animação, todos – pais, filhos e profissionais de saúde – saíram em uma espécie de bloco pelos corredores do mall.
Os gêmeos Eduardo e Eric, de 9 anos de idade, estavam respectivamente caracterizados como os heróis Capitão América e Super-Homem. “Eles estão adorando a movimentação e podendo ver os amiguinhos na folia. Querem entrar na roda”, diz a mãe Elza Pereira. Ambos recebem orientação do Trate desde sua inauguração. Segundo ela, os dois têm demonstrado melhoras paulatinas no dia a dia.
“Esta é uma das intenções deste momento aqui, hoje: a interação social. Além de entrarem em contato com outras pessoas, os nossos pequenos podem vivenciar esta manifestação cultural tão peculiar de nosso povo, que é o Carnaval. Nada melhor que se fantasiar para aflorarem as cognições e afastarem os medos”, diz a nova diretora do Espaço Trate, a assistente social Gleyce Iara de Oliveira.
Vestida de palhaça, a bela Elita Pereira Veras, de 12 anos, rodopiava e se encantava com as cores e o brilho desta festa momesca. Sua mãe, Luciana, agradeceu ao Trate pelo estímulo.
Localizado na Rua Abraão de Oliveira, bairro Cavaco, e inaugurado no ano de 2011, o Espaço foi o primeiro local público do gênero no Brasil, destinado ao atendimento a famílias de crianças com necessidades especiais.
Com o apoio da Prefeitura, o Trate possui hoje modernas instalações, com salas climatizadas para promover atividades terapêuticas com equipamentos visuais, entre outros materiais destinados ao trabalho dos profissionais no atendimento diário das famílias e crianças com autismo.