17 de fevereiro de 2016

Arapiraca lança programa de educação emocional nas escolas nesta quinta-feira

professora

O ambiente escolar, por vezes, é palco de atos de violência. Estes estão longe de combinar com o que é passado diariamente pelos docentes, refletindo o conhecimento e a cidadania para os pequenos.

Pensando em atingir um patamar emocional para não mais notabilizar queixas violentas e de bullying nas instituições de ensino, nesta quinta-feira (18), será lançada em Arapiraca a metodologia Liga Pela Paz, em uma parceria ente município, Governo do Estado e a organização Inteligência Relacional.

Com presença do prefeito Yale Fernandes, da secretária Municipal de Educação (SME), Gorete Queiroz, e do secretário de Estado de Prevenção à Violência, Jardel Aderico, o evento se dará a partir das 8h, no Planetário Digital e Casa da Ciência, no Lago da Perucaba.

Neste primeiro momento, haverá a “Sensibilização em Educação Emocional e Social”, direcionada aos gestores escolares, às lideranças políticas da comunidade e educadores das 57 escolas inseridas nessa importante iniciativa municipal. O palestrante será Márcio Augusto Santos Dórea, mestre em Desenvolvimento Humano e Responsabilidade Social, além de especialista em Psicanálise Clínica e graduação em História, dentre inúmeras áreas de atuação com foco educacional.

Este marco na educação de Arapiraca terá como objetivo contribuir para a construção das habilidades emocionais da comunidade escolar, propiciando a construção da cultura de paz e não violência dentro destes locais de ensino e conhecimento pleno.

Segundo Jardel Aderico, se faz necessária uma ação educativa preventiva básica que possa, afora a educação convencional, atingir a estrutura ética e emocional das famílias. “É preciso considerar que a violência não é resultado da pobreza material, mas, sobretudo, da pobreza mental, da dificuldade de lidar com as emoções”, enfatiza.

De acordo com Jardel Aderico, o Governo do Estado irá disponibilizar um grupo multidisciplinar que irá realizar acompanhamento periódico junto aos alunos e aos familiares que forem identificados como vulneráveis a violência.

“Vamos criar em Arapiraca uma engrenagem efetiva de respostas aos casos de violência, prevenindo a vulnerabilidade social através da educação. Os professores serão os principais atores desse processo, quando passarão a ter um olhar mais apurado e um contato diário com o grupo de profissionais que vão acompanhar os casos de forma individualizada”, diz.

Outras etapas da metodologia ocorrerão em outros dias, com tópicos como a “Formação Inicial dos Educadores” – que lecionarão as aulas da metodologia –, “Formação Continuada via Ambiente Virtual de Aprendizagem”, “Acompanhamento Pedagógico” e “Avaliação de Resultados”.