15 de fevereiro de 2016

Agentes do PELC se capacitam para instaurar programa esportivo em Arapiraca

pelc2

Esporte é sinônimo também de inclusão social. Ele tira os jovens do ócio e os idosos, do ostracismo. Pensando nisto, a Prefeitura de Arapiraca está levando à frente o Programa Esporte e Lazer na Cidade (PELC).

Em evento realizado no auditório da Escola de Governo, houve a 1ª Formação dos Agentes Sociais do PELC, com presença do secretário Municipal de Esporte e Lazer (Smel), Nelson Santos Filho, e dos coordenadores do programa.

O Pelc é desenvolvido por intermédio da Secretaria Nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social e tem a Smel como mediador local para o protagonismo esportivo dos arapiraquenses, com parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), convênios e associações comunitárias.

Neste primeiro encontro, os agentes e monitores foram capacitados e as demais reuniões ocorrerão sempre na Smel, no Ginásio Municipal João Paulo II, bairro do Centro.

“Nosso objetivo é proporcionar a prática de atividades físicas, culturais e de lazer para toda a população, estimulando o convívio social e favorecendo a pesquisa e socialização de conhecimentos”, diz a coordenadora-geral do programa, Marcela Gerbase.

O PELC contará com futsal, dança, handebol, capoeira, vôlei sentado, arte circense, teatro, frisbee, judô, ginástica e capoeira. As atividades esportivas e culturais acontecerão no Ginásio Municipal, na Escola Municipal de Circo Teófanes Silveira, no entorno do Parque Ceci Cunha e no Lago da Perucaba.

“Este é um projeto inclusivo e para todas as idades – desde as crianças de 7 anos até os idosos de 80, sejam eles homens ou mulheres. Basta apenas que preencham uma ficha cadastral nos Cras [Centros de Referência em Assistência Social] e escolher uma das modalidades. Os menores de idade, claro, devem entregar tal documento com a assinatura do pai ou responsável. E, bem, isso é muito positivo e nos alegra! O prefeita Yale Fernandes sabe que o esporte pode transformar vidas e incentiva a prática por toda cidade”, diz o secretário Nelson Santos Filho.

Ele enfatizou que isto, além de tirar os jovens e adultos do sedentarismo, afasta as pessoas da criminalidade, sobretudo em áreas de vulnerabilidade social.

pelc