Secretário destaca parceria e redução de homicídios em Arapiraca
Os números da violência continuam caindo na segunda maior cidade de Alagoas. Dados fornecidos pela Secretaria de Defesa Social revelam que o número de homicídios foi reduzido em 20,9%.
A informação foi repassada no fim da tarde desta quinta-feira (3), pelo secretário Alfredo Gaspar de Mendonça, que participou no auditório do Sebrae de Arapiraca, de reunião ordinária do Conselho Municipal de Segurança.
O secretário destacou a parceria entre governo do Estado, Prefeitura de Arapiraca e a sociedade. Ele estava acompanhado do diretor-geral da Polícia Civil, delegado Paulo Cerqueira, e do diretor do Departamento de Polícia Judiciária (DPJ-2), delegado Mário Jorge Barros, bem como do comandante do Batalhão Militar de Arapiraca, tenente-coronel Wellington Bittencourt; delegado regional Gustavo Xavier; defensor público André Chalub, entre outros representantes do Conselho de Segurança de Arapiraca.
Até novembro deste ano foram registrados 118 homicídios. No ano passado, no mesmo período foram 147 mortes por uso de armas.
Além da redução no número de homicídios, o secretário Alfredo Gaspar de Mendonça adiantou que houve redução de 24% no número de roubo de veículos e 49% na recuperação de motos roubadas. "Tudo isso é resultado de muito esforço, do apoio do governador Renan Filho e a confiança e parceria da sociedade", pontuou Mendonça.
Ainda durante a reunião, o secretário disse que o governador Renan Filho e o vice-governador Luciano Barbosa querem reduzir mais os indicadores de violência em Arapiraca e região. Para tanto, o governo já autorizou a construção de uma nova Casa de Custódia com 160 vagas, a chegada de um helicóptero mais potente, instalação da Delegacia da Mulher, entre outros investimentos na área da segurança pública na segunda maior cidade de Alagoas.
Alfredo Gaspar de Mendonça lembrou que recentemente foi instalada uma delegacia de homicídios em Arapiraca e a entrega de novos veículos e motos para as forças de segurança. O secretário fez questão de lembrar que este ano já foram apreendidas mais de duas mil armas e apreendidos mais de 2.800 quilos de drogas no estado. "Conseguimos reduzir o número de homicídios em Alagoas e salvar cerca de 400 vidas. Vamos continuar trabalhando para em 2016 obtermos resultados ainda melhores", completou o secretário.