17 de dezembro de 2015

Plano de Resíduos Sólidos avança mais uma etapa

Representantes do poder público, empresários, lideranças comunitárias e de outros segmentos da sociedade local estiveram reunidos, nesta quinta-feira (17), no audlitório da Casa da Cultura, em Arapiraca, em mais uma etapa do Plano Intermunicipal de Resíduos sólidos do Agreste.

O plano está sendo executado com recursos do governo federal, via governo do estado (Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos), com o apoio do Conagreste – Consorcio de Resíduos Sólidos do Agreste.

O secretário municipal de Meio Ambiente e Saneamento, Ivens Barbosa Leão, participou ativamente da reunião.

Nessa etapa foi apresentado o diagnóstico dos resíduos dos 20 municípios que fazem parte do consorcio, com detalhamento de resíduos sólidos urbanos, resíduos de serviços de saúde, resíduos da construção civil, e como está a situação do gerenciamento de cada município em relação à coleta, transporte e destinação final.

Houve participação de diversos setores, como representantes de prefeituras, organização da sociedade civil, entre eles empresários de indústrias, comerciantes, CDL, catadores, representantes de hospitais, empresas de reciclagem, ONGs.

De acordo com o secretário Ivens Leãlo, o debate foi bastante rico e esclarecedor com o retrato da atual situação da gestão de resíduos sólidos no Agreste.

Ele adiantou que a próxima etapa está prevista para fevereiro de 2016, com o prognóstico, que são as ações necessárias para resolver as dificuldades encontradas na gestão dos resíduos.

Leão lembra que o plano é obrigatório para cada município, fator preponderante para o acesso a recursos do governo federal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *