Gestores de Murici conhecem funcionamento do Agapi em Arapiraca
Um grupo de secretários municipais de Murici, na Zona da Mata alagoana, desembarcaram nesta quinta-feira (10), em Arapiraca, para conhecerem de perto o funcionamento do Programa Arapiraca Garante a Primeira Infância (Agapi).
O encontro aconteceu no Centro Administrativo de Arapiraca, onde a secretária de Planejamento, Cícera Pinheiro, e a coordenadora do Agapi, Gineide Castro, receberam o grupo, formado pelas secretárias de Assistência Social, Taciana Paula Acioly; da representante da secretária de Educação, Cássia Regina, e do secretário de Saúde, José Medeiros.
O grupo veio à cidade de Arapiraca a pedido da primeira-dama do estado, Renata Calheiros, que esteve reunida por duas vezes com a prefeita Célia Rocha e conheceu de perto as ações desenvolvidas pelo programa de apoio à primeira infância.
Durante o encontro, a coordenadora do Agapi, Gineide Castro, falou das ações nas comunidades com a gestantes e famílias.
O projeto foi iniciado em agosto de 2013, e atua de forma multissetorial com apoio de várias secretarias municipais de governo em dez comunidades em situação de vulnerabilidade social.
O programa de apoio à primeira infância de Arapiraca conta com a parceria da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal (FMCSV), Universidade de Harvard, Fundo das Nações Unidas pela Infância (Unicef), Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), entre outras instituições.
O Agapi atua em Arapiraca com a mobilização de 21 equipes de saúde da família, 160 agentes comunitários de saúde, 24 creches, 36 escolas, sete bibliotecas digitais de bairro – as Arapiraquinhas -, oito centros de referência em assistência social e um Creas, atendendo mais de 19 mil famílias e 5.503 crianças até cinco anos de idade.
Após a reunião, a comitiva de Murici foi convidada a visitar o Espaço Nascer e as Arapiraquinhas (as bibliotecas digitais de bairro).