1 de dezembro de 2015

Arapiraquenses recebem orientação para prevenir DST/Aids

P { margin-bottom: 0.21cm; direction: ltr; color: rgb(0, 0, 0); }P.western { font-family: “Times New Roman”,serif; font-size: 12pt; }P.cjk { font-family: “WenQuanYi Micro Hei”; font-size: 12pt; }P.ctl { font-family: “Lohit Hindi”; font-size: 12pt; }A:link { }

A Prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e Coordenação Municipal de DST/Aids e Hepatites Virais, está mobilizando a população acerca dos cuidados para a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis.

Na manhã desta terça-feira (dia 1º), um estande foi montado no Largo Dom Fernando Gomes, em frente à Concatedral de Nossa Senhora do Bom Conselho, onde profissionais de saúde repassaram informações para moradores e visitantes acerca das ações educativas e de prevenção às DST/Aids.

Os dados da Coordenação Municipal de DST/Aids e Hepatites Virais mostram que Arapiraca registrou uma queda acentuada nos casos.

No ano de 2010 foram 17 casos, sendo masculino, 11, e feminino, 6. Em 2011, foram 18 deles, com masculino, 14, e feminino, 4. No ano de 2012, houve 20 casos, sendo masculino, 13, e feminino, 7.

Já em 2013, foram 22 casos, sendo masculino, 17, e feminino, 5. No ano seguinte, 2014, foram 17, sendo masculino, 10, e feminino, 7. E neste ano de 2015, 4 casos, sendo masculino, 2, e feminino, 2.

Por outro lado, os casos de HIV subiram de 15 para 30 registros com relação ao mesmo período do ano passado. O vírus da Imunodeficiência Adquirida é o causador da Aids. Ao entrar no organismo humano, ele se instala nas células do sistema imunológico, responsáveis pela defesa do nosso corpo. As células mais atingidas pelo HIV são os linfócitos CD4+, justamente aquelas que comandam a resposta específica do corpo diante de agentes como vírus e bactérias.

Instalado dentro das células, o vírus consegue se multiplicar e se espalhar pela corrente sanguínea, contaminando outras. Com a defesa do corpo prejudicada pelo vírus, a pessoa infectada fica sujeita ao aparecimento de vários tipos de doença. Mas o HIV pode levar vários anos dentro de um organismo antes de aparecerem os primeiros sintomas. Isso depende do estado de saúde da pessoa, principalmente. Por isso, ser portador do vírus HIV é diferente de ter Aids.

Mesmo com a queda acentuada, a Prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e Coordenação Municipal de DST/Aids e Hepatites Virais, está vigilante e preparou novas ações para o Dia Mundial de Luta Contra a Aids, reverenciado nesta terça-feira (1º).

Veja programação

Dia 01/12 (terça-feira)

-Testagem rápida para HIV, sífilis e hepatites, no Largo Dom Fernando Gomes, em frente à Concatedral de Nossa Senhora do Bom Conselho, das 8 às 16 horas, em parceria com o Sesc, Secretaria da Mulher, Grupo Sohmos GLBTT;

Dia 02/12 (quarta-feira)

– Testagem rápida para HIV, sífilis e hepatite virais. CAPSs no Centro Administrativo;

Dia 03/12 (quinta-feira) CAPS

– Testagem rápida para HIV, sífilis e hepatites virais, no Garden Shopping Arapiraca;

Ações do Ano da Coordenação de DST/AIDS e Hepatites Virais:

– Descentralização do Teste Rápido para 100% das Unidades Básicas de Saúde;
– Descentralização do Teste Rápido para 05 Unidades de Média Complexidade, quais sejam:
– Espaço Nascer (Gestantes de alto risco);
– CAPS AD;
– CRIA (Programa de Tuberculose e Hanseníase);
– 5º Centro Noturno no Pronto Atendimento;
– Banco de Leite Humano.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *