Motociata em Arapiraca orienta homens a cuidar da saúde

Estamos no chamado “Novembro Azul”, quando todas as ações de saúde se voltam para o homem. Uma delas é muito importante e ainda envolta a certos paradigmas: o exame do toque para a prevenção do câncer de próstata.
Pensando em sensibilizar a população de Arapiraca, os motogrupos Centuriões do Rei, Lagartos do Agreste e Carapanã e a Igreja Santa de Jesus Cristo realizaram uma motociata para fazer um chamamento de pessoas, na noite desta terça-feira (17), a fim de cuidarem da saúde.
Os motociclistas seguiram da igreja, situada na Rua Benjamin Freire, no bairro Baixa Grande, passaram pelo Bosque das Arapiracas, diversas ruas do Centro da cidade e se encaminharam até a Unidade Básica de Saúde (UBS) do Baixão.
No local, uma equipe médica estava a postos para atender a todos os presentes à motociata e à população em geral. Mais de 280 atendimentos foram efetuados, como aferição de pressão arterial, testes de glicemia e HIV, saúde bucal, vacina, consulta do Saúde do Trabalhador e índice de massa corpórea (IMC), com exame do toque e uma palestra audiovisual de prevenção do câncer de próstata. O evento contou também com o apoio da academia Sport Saúde e o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest).
Contando com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), o pastor Warly Sandro agradeceu o convite e pontuou que existe ainda muito preconceito por parte dos homens no tocante ao exame, que pode prevrnir males futuros.
“É muito importante a divulgação de ações como essa e parabenizamos a Prefeitura por isso. Preconceito se combate com informação e é o que estamos vendo no que vem sendo feito neste Novembro Azul”, diz. A igreja dele ofertou caldinho para os que passaram pela unidade.
A campanha pela saúde do homem está acontecendo em todas as UBS do município, levando a mensagem de cuidados à vida para todos.